scorecardresearch ghost pixel



Amazon continua perdendo funcionários e o motivo é o home office

Trabalhadores que se acostumaram a realizar suas atividades de qualquer lugar se recusam a abandonar o home office.



A tendência mundial do home office chegou a milhões de trabalhadores, que no início da pandemia de Covid-19 se viram obrigados a realizar suas atividades de casa. Apesar do susto inicial, a maioria parece ter aprovado o regime e não está disposta a abandoná-lo por outro.

Leia mais: Não basta só trabalhar! 4 hábitos da riqueza para mudar de vida em 2024

A preferência pelo teletrabalho tem sido um desafio para gigantes como Amazon, Google, Twitter e Meta, que na época viram o regime como uma saída para a crise sanitária. O problema é que esses funcionários não estão dispostos a retornar ao escritório.

Milhares de pessoas deixaram os centros das grandes cidades onde estão localizados as sedes e unidades dessas empresas e fugiram para localidades mais tranquilas e baratas. Além de um custo de vida mais barato, muitas pegaram gosto pela comodidade de não ter que sair de casa para trabalhar.

Com o fim da pandemia, a maioria das empresas começou a exigir o retorno desses profissionais, alegando que o trabalho remoto não é positivo para seus negócios. A Amazon, fundada por Jeff Bezos, é uma das que estão sofrendo para promover esse retorno.

Êxodo de funcionários

A companhia norte-americana de tecnologia tem lidado com uma verdadeira onda de demissões nos últimos meses motivada pela questão do home office. Pouco antes de isso ocorrer, Andy Jassy, ​​​​CEO da Amazon, chegou a dizer que quem se opusesse à volta aos escritórios não teria um futuro positivo na empresa.

A política do fim do home office criou uma série de divergências e levou milhares a desistirem de seus empregos. Em canais fechados, alguns desses ex-funcionários contam que a volta ao presencial foi o principal motivo para a decisão, mas eles também apontam motivos como falta de respeito, má comunicação e demissões em massa.

Ainda não se sabe como a empresa planeja lidar com a onda de saídas motivada pelo fim forçado do home office.

Cenário no Brasil

Uma pesquisa com 1.914 homens e mulheres maiores de idade moradores das 27 capitais do Brasil mostrou que dois em cada cinco trabalhadores estão dispostos a pedir demissão se forem forçados a trabalhar no modelo 100% presencial. O levantamento consultou pessoas que atuam em home office ou no modelo híbrido.

Além disso, 43% dos entrevistados afirmam que abandonariam o emprego atual caso tivessem que ir ao escritório todos os dias. Segundo dados do IBGE, 9,5 milhões de brasileiros trabalhavam de forma remota em 2022.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário