scorecardresearch ghost pixel



Inmet revela os segredos do tempo: o que esperar do clima brasileiro em dezembro?

O clima em dezembro indica que a maior parte do Brasil terá temperaturas mais altas do que a média do mês em anos anteriores.



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica as previsões que apontam como fica o clima no Brasil até dezembro. O ano de 2023 tem sido de muito calor, com fortes ondas de calor em todo o país. Veja como deve ser o próximo mês que marca o último ciclo de 2023.

Leia mais: Vai demorar a passar! Previsão é de calor EXTREMO no Brasil até abril de 2024

Segundo o Inmet, o mês de dezembro será marcado por chuvas acima da média nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, e chuvas abaixo da média na Região Norte. A previsão é que as temperaturas fiquem acima da média na maior parte do país neste novo mês.

Clima em dezembro

A região Norte, como o oeste do Amazonas, leste do Pará e Tocantins, terá chuvas próximas ou abaixo da média. O Nordeste terá volumes inferiores a 200 mm, exceto na porção leste.

O Centro-Oeste e Sudeste terão chuvas acima da média, superando 300 mm em algumas áreas. Já a região Sul terá chuvas acima da média no Paraná e Santa Catarina, enquanto o sul do Rio Grande do Sul terá chuvas próximas ou abaixo da média.

As temperaturas deverão ficar acima da média na maior parte do país. Com base nas previsões, os impactos podem ser sentidos na safra, com baixos níveis de água no solo em algumas áreas do Brasil, o que já preocupa muitos produtores que temem os prejuízos. Além disso, o excesso de chuvas no Sul pode afetar a colheita e a semeadura de cultivos.

Na região Centro-Oeste, por exemplo, as temperaturas devem ficar acima da média, com máximas que podem superar os 30ºC em alguns dias do mês de dezembro, indicando que o tempo pode ser de mais calor.

É importante considerar que são importantes previsões que podem ajudar os brasileiros a entenderem melhor a variação no clima no próximo mês. Nos dias mais quentes, atenção redobrada com a hidratação, com a ingestão de mais água.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário