As plantas precisam de cuidados específicos em períodos quentes, que exigem um reforço quanto aos nutrientes. Nesse caso, apenas em condições estáveis, é possível observar o surgimento de botões, e finalmente, flores.
Veja também: 7 melhores árvores para ambientes internos: elas vão levar sua decoração a outro nível
Portanto, além da paciência de aguardar os processos evolutivos das raízes e dos caules, é válido considerar as necessidades de cada espécie. Ou seja, a quantidade de água e fertilizante varia conforme os diferentes ecossistemas vegetais.
6 maneiras de garantir que suas plantas tenham mais flores
- Manter a constância dos banhos de sol
Primeiramente, as plantas precisam de luz solar para realizar a fotossíntese, o processo que as permite produzir energia e se desenvolver. Desse modo, é necessário expor as flores à mesma quantidade e intensidade de sol diariamente.
- Regar sem escassez e exagero
Outro cuidado indispensável é a irrigação, que distribui vitaminas e minerais a partir da água. Dito isso, o fluido forma a seiva nutritiva que se espalha da raiz à superfície, resultando na formação do botão. Entretanto, é indispensável conferir se o solo está úmido, no intuito de evitar o seu apodrecimento.
- Realizar a limpeza semanalmente
Em terceiro lugar, a planta pode acumular poeira, folhas secas, galhos quebrados e outras impurezas que prejudicam. Sendo assim, é válido ressaltar que a flor depende de uma higienização semanal. Logo, remova as sujidades e as partes danificadas, garantindo que nada bloqueie a respiração celular.
- Fazer vistoria para o controle de pragas
As plantas podem ser atacadas por insetos, fungos, bactérias e outros organismos que se alimentam delas e causam danos irreversíveis. Então, é fundamental identificar precocemente os ataques e aplicar o remédio recomendado.
- Priorizar plantas que florescem rápido
Ao passo que há ritmos variados e épocas de floração, que dependem do clima, luminosidade, umidade e genética, faça uma pesquisa. Afinal, reconhecer uma espécie fértil facilita o plantio e as etapas de manutenção.
- Fertilizar a cada 15 dias na primavera e no verão
Por último, a reprodução requer adubo, usando substâncias orgânicas ou químicas, dependendo da indicação. Essa medida garante os nutrientes que estimulam os brotos, ao aumentar a energia produzida. Entretanto, no inverno e no outono, a fase de dormência dispensa a adubação, graças à redução do metabolismo.