Linguagem corporal: 4 posturas que fazem você perder um emprego

A linguagem corporal pode ser decisiva na hora de conseguir ou até mesmo de manter um emprego. Entenda o que precisa ser evitado.



A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal que pode ser tão importante quanto as palavras que dizemos. Ela pode ser usada para transmitir uma variedade de mensagens, incluindo confiança, credibilidade, interesse e profissionalismo.

Veja também: 9 dicas de ouro para ser o candidato escolhido na entrevista de emprego

No entanto, há também algumas formas de linguagem corporal que podem prejudicar você no trabalho. Se você não estiver ciente dessas formas, pode estar se sabotando sem perceber.

Aqui estão quatro formas de linguagem corporal que podem prejudicar você no trabalho!

Corpo fechado

Um corpo fechado é uma forma de linguagem corporal que indica defesa ou desconforto. Ele pode ser expresso por cruzar os braços, encolher os ombros ou evitar o contato visual.

Um corpo fechado pode dar a impressão de que você não está interessado no que está acontecendo, que não está ouvindo o que os outros estão dizendo ou que está se sentindo ameaçado ou desafiado.

Um estudo publicado no Journal of Nonverbal Behavior (The Effects of Body Posture on Person Perception, de 1975) descobriu que as pessoas que adotavam uma postura fechada eram menos propensas a serem consideradas confiáveis ou atraentes pelos outros.

Para evitar um corpo fechado, mantenha os braços soltos ao seu lado, mantenha o tronco ereto e faça contato visual com as pessoas com quem estiver conversando.

Olhos vidrados é uma linguagem corporal ruim

Olhos vidrados são uma forma de linguagem corporal que indica falta de interesse ou atenção. Eles podem ser expressos por olhar para o espaço, olhar para baixo ou olhar para os lados.

Olhos vidrados podem dar a impressão de que você não está prestando atenção ao que está acontecendo, que está distraído ou que está entediado.

Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology (The Effects of Gaze on Person Perception, 1982) descobriu que as pessoas que pareciam desinteressadas eram menos propensas a serem consideradas competentes ou confiáveis pelos outros.

Para evitar olhos vidrados, concentre-se no que está acontecendo ao seu redor e faça contato visual com as pessoas com quem estiver conversando.

Mãos inquietas é uma linguagem corporal ruim

Mãos inquietas são uma forma de linguagem corporal que indica nervosismo ou ansiedade. Elas podem ser expressas por mexer na roupa, bater os dedos ou brincar com o cabelo.

Mãos inquietas podem dar a impressão de que você está nervoso, inseguro ou desinteressado.

Um estudo publicado no Journal of Applied Psychology (The Effects of Nervousness on Person Perception, 1974) descobriu que as pessoas que pareciam nervosas eram menos propensas a serem consideradas confiáveis ou atraentes pelos outros.

Para evitar mãos inquietas, mantenha as mãos relaxadas ao seu lado ou coloque-as sobre a mesa.

Postura relaxada demais

Uma postura relaxada demais é uma forma de linguagem corporal que indica falta de atenção ou profissionalismo. Ela pode ser expressa por se reclinar na cadeira, cruzar as pernas ou balançar o corpo.

Ademais, também pode dar a impressão de que você não está interessado no que está acontecendo, que não está ouvindo o que os outros estão dizendo ou que não está levando o trabalho a sério.

Para evitar uma postura relaxada demais, mantenha-se ereto na cadeira, mantenha as pernas juntas e os pés no chão.

Como evitar essas formas de linguagem corporal

A melhor maneira de evitar essas formas de linguagem corporal é estar ciente delas e fazer um esforço consciente para corrigi-las.

Quando você perceber que está adotando uma dessas posturas, faça um esforço para relaxar e se concentrar no que está acontecendo ao seu redor.

A prática torna perfeita, então quanto mais você se concentrar em sua linguagem corporal, mais fácil será evitar essas formas de linguagem corporal prejudicial.

Além disso, é importante estar ciente do contexto em que você está se comunicando. Por exemplo, o que é considerado apropriado em uma reunião formal pode não ser apropriado em uma conversa casual com amigos.

Ao estar ciente da situação e fazer um esforço consciente para usar uma linguagem corporal positiva, você pode melhorar sua comunicação e causar uma boa impressão no trabalho.




Voltar ao topo

Deixe um comentário