scorecardresearch ghost pixel



Exercícios que podem aliviar as dores na coluna e melhorar a postura

Aprenda alguns exercícios indicados para conseguir melhorar a postura e garantir um bom funcionamento do corpo. A coluna vertebral é uma estrutura vital para o ser humano.



Você sabia que um em cada cinco brasileiros apresenta problemas relacionados à coluna? Esse é o dado que revela um estudo de análise feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Veja também: Conheça os alimentos que prejudicam a absorção do cálcio

Entender quais são os problemas mais comuns que afetam a coluna tem grande valia para conseguir mais qualidade de vida. Afinal, a estrutura vertebral tem um papel fundamental para o bem-estar do ser humano e para a saúde de todo o organismo.

Desde o século 19, os exercícios posturais vêm sendo desenvolvidos, uma vez que as distorções da coluna já eram causas de grandes sofrimentos. Essa afirmação foi feita pelo professor Luzimar Teixeira, doutor em educação física pela Universidade de São Paulo (USP).

No início, as atividades pareciam verdadeiras torturas. Contudo, atualmente as técnicas se aperfeiçoaram e proporcionam outro tipo de experiência aos pacientes.

Disfunções mais comuns da coluna vertebral

A coluna vertebral está ligada aos pés, bacia, ombros e cabeça. Ou seja, ela se junto com toda a parte móvel e vital do corpo. Problemas que envolvem a região do tronco, por exemplo, podem acarretar deficiências respiratórias.

Vícios de postura, alimentação com pouca proteína e estresse também são capazes de alterar a postura. Essas disfunções são as seguintes:

  • Escoliose: é quando a coluna tem desvio frontal, geralmente é percebida pela altura desigual entre cada ombro e o chão.
  • Cifose: diminui o prolongamento da musculatura peitoral e a cabeça é projetada para frente. É o que origina a popular “corcunda” e pode gerar problemas respiratórios;
  • Lordose: a curva lombar fica aumentada e a barriga é projetada para frente. Esse quadro resulta em insuficiência muscular abdominal e glútea.

Exercícios para melhorar a situação

Para casos de escoliose, a natação é a atividade física mais adequada, principalmente os nados crawl e costas. A cifose é combatida por meio de natação, alongamento peitoral e fortalecimento muscular. Da mesma forma, a lordes melhora com natação, abdominais e fortalecimento do glúteo.

Comece a praticar exercícios para cuidar da coluna e manter a saúde em dia, bem preservada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário