Antes de tudo, vale ressaltar que a lentilha é uma leguminosa rica em proteínas e vitaminas. Por outro lado, também é associada à prosperidade durante a transição de ciclos importantes, conforme ocorre no Dia da Confraternização Universal.
Veja também: Churrasco não tem que ser caro: 5 carnes baratas se a grana estiver curta
Essa mudança do calendário faz com que as famílias optem por lentilhas refogadas, ignorando algumas dicas importantes. Afinal, o preparo incorreto leva ao acúmulo de fitatos, que resultam no estufamento do estômago e mal-estar.
Por que certos grãos causam inchaço na barriga?
A princípio, a classe dos grãos, que compreende o feijão, a lentilha, ogrão-de-bico e a ervilha, contém um tipo de carboidrato chamado oligossacarídeo. Nesse caso, trata-se de uma substância de difícil digestão pelo organismo humano.
Portanto, quando o alimento chega ao intestino, é fermentado por bactérias que produzem gases, causando desconforto. Ou seja, é recomendável realizar o demolho, que consiste em colocar a porção a ser feita na água por 12 horas.
Dicas que vão deixar a lentilha mais saborosa
Conforme mencionado, deixá-la de molho é imprescindível, então organize os ingredientes na noite anterior. Lembre-se de trocar a água duas vezes, e na hora que cozinhar e refogar, remover o resíduo espumoso da superfície.
Essas recomendações se aplicam ao feijão e demais leguminosas que concentram compostos gasosos. Em seguida, também é recomendado adicioná-lo ao cuscuz marroquino ou quinoa, buscando enriquecer o prato a partir de diferentes texturas.
Esta é a melhor receita de lentilha do mundo
Você vai precisar de:
- 1 xícara de chá de lentilha;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- 1 litro de água;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- ½ colher de chá de cominho;
- 1 folha de louro;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
1º passo: primeiramente, lave bem a lentilha e deixe de molho por pelo menos 12 horas, trocando a água na metade do tempo.
2º passo: em segundo lugar, pique a cebola e o alho e refogue em uma panela com o azeite, em fogo médio, até dourar.
3º passo: agora, escorra a lentilha e junte à panela, mexendo bem, e adicione a água, o cominho, o louro, o sal e a pimenta e misture.
4º passo: dito isso, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos, ou até a lentilha ficar macia, mas sem desmanchar. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento.
5º passo: por fim, sirva a lentilha quente, acompanhada de arroz e salada.