scorecardresearch ghost pixel



Se é tão rico em proteína, será que o feijão pode substituir a carne?

Alimento tem uma abundância de proteína quando comparado a outros vegetais; contudo, será que é o suficiente para substituir a carne?



O feijão, além de ser um alimento muito presente na mesa do brasileiro, está presente em várias pesquisas científicas justamente por ser um considerado um bom aliado na busca por uma alimentação equilibrada, pois é rico em fibras e proteínas. Sendo assim, será que ele pode ser um substituto permanente da carne? Veja aqui!

Leia mais: Cuidado! Estes 6 alimentos ricos em proteína podem sabotar a sua dieta

Bem, prova disso é que as pesquisas já apontam para a criação de novos compostos proteicos à base de feijão. Ainda assim, não temos a resposta para a nossa pergunta: é possível substituir a carne pelo feijão sem perdas nutricionais?

Feijão x carne

Apesar da boa concentração de proteínas no feijão, ao ser comparado com carnes vermelhas, por exemplo, ainda demonstra ter uma quantidade mais baixa. Para exemplificar, 100 g de feijão-carioca cozido tem uma concentração de cinco gramas de proteínas. Por outro lado, a mesma quantidade de carne tem uma média de 30 g.

Vale lembrar que a comparação não pode se basear apenas na quantidade de proteínas. Isso, porque o perfil de aminoácidos também precisa ser observado. No caso do feijão, esse volume de aminoácido presente nas proteínas também é inferior. Na prática, isso quer dizer que se a proteína de seu almoço viesse exclusivamente do feijão, seria necessário consumir 600 g da leguminosa para atingir as 30 g de proteína.

Esse volume poderia causar reações nada agradáveis ao intestino devido ao volume de fibras presente no alimento.

Veganismo e outras dietas

Isso não invalida o feijão como um alimento rico em proteína; contudo, os vegetarianos precisam estar atentos ao consumo de vegetais com muita diversidade. Além disso, um caminho alternativo e válido é a utilização de suplementação alimentar indicada por um nutricionista.

Por fim, vale lembrar que esta discussão não se reduz à proteína como fundamental para construção de músculos, pois ela também se faz importante para imunidade, assim como saúde hormonal, colágeno, saúde da pele, cabelo e unhas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário