scorecardresearch ghost pixel



Não jogue fora! 3 utilidades para a casca de melancia que ninguém conta

A casca da melancia pode ser aproveitada de diversas formas, no preparo de doces, saladas e pratos salgados. Saiba como aproveitar os nutrientes.



A casca da melancia é rica em nutrientes e benefícios à saúde. Ela é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina A, potássio e magnésio. Apesar de ser pouco aproveitada, a casca da melancia pode ser utilizada de diversas maneiras. Veja algumas opções.

Leia mais: Transforme casca de ovo em ouro verde: o superadubo que suas plantas precisam

Ela pode ser usada em uma variedade de pratos, tanto doces quanto salgados. Já pensou em fazer a casca refogada? É só uma entre as tantas opções de reaproveitamento, que inclui ainda opções como saladas, sucos, doces e muitas outras delícias ricas em nutrientes.

Formas de uso da casca da melancia

A ideia é reaproveitar a casca da melancia e usar todos os seus nutrientes para cuidar mais e melhor da saúde, além de reduzir o desperdício alimentar e promover práticas mais sustentáveis.

A casca é rica de nutrientes, incluindo fibras, vitaminas A e C, e carotenoides. Você pode aproveitar de tudo isso ao fazer um chá nutritivo, por exemplo. Para isso, a casca é lavada, cortada em pedaços pequenos e fervida em água por 15 a 20 minutos, garantindo uma infusão saborosa e repleta de nutrientes.

Outra sugestão é transformar as cascas em doces deliciosos. Após cortar as cascas em tiras finas e remover a parte verde, elas são deixadas de molho em água por algumas horas. Depois, são cozidas em uma calda de açúcar até ficarem macias e translúcidas, podendo ser aromatizadas com especiarias.

Para aproveitar ao máximo os benefícios da fruta, dê preferência para as melancias orgânicas. Lembre-se também de armazenar na geladeira. Ao usar um pouco mais de criatividade, você pode explorar toda a riqueza que a casca carrega, contribuindo para práticas alimentares mais conscientes e sustentáveis. Veja abaixo mais algumas opções interessantes:

1. Refogada: corte a casca da melancia em tiras ou cubos e refogue com cebola, alho e outros temperos de sua preferência.

2. Casca de melancia na salada: adicione a casca da melancia refogada ou crua à salada de folhas verdes, tomate, pepino e outros vegetais.

3. No suco: adicione a casca da melancia ao suco de melancia para aumentar o teor de fibras e nutrientes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário