As cascas de cebola podem ser usadas no jardim de várias maneiras, trazendo diferentes benefícios se forem aproveitadas do jeito certo. Entenda como você pode preparar misturas poderosas, capazes de resolver diferentes problemas e até mesmo afastar as pragas do seu jardim.
Leia mais: Por que jogar vinagre nas plantas fará seu jardim ir da água para o vinho?
Elas são uma fonte natural de potássio, um nutriente essencial para o crescimento das plantas. Além disso, por ter um aroma forte, as cascas ajudam a repelir pragas, como lesmas, caracóis e pulgões. Existem muitas maneiras de aproveitar ao máximo os benefícios que antes eram descartados no lixo!
Cascas de cebola e os usos no jardim
Antes de qualquer uso, o recomendado é lavar as cascas de cebola para remover qualquer resíduo de pesticidas ou outros produtos químicos. Além disso, seque as cascas de cebola antes de usá-las. Isso ajudará a evitar que elas apodreçam.
A dica é cortar em pedaços pequenos para acelerar a decomposição. Assim, você aproveita as cascas de cebola no seu jardim, sendo uma maneira natural e eficaz de melhorar a saúde e a produtividade das suas plantas.
Com pouco tempo de uso você vai perceber que as cascas de cebola se revelam como uma aliada valiosa na jardinagem sustentável como fertilizante e repelente natural.
Por conter compostos sulfurosos, elas atuam como repelente contra pragas quando espalhadas ao redor das plantas, sem recorrer a produtos químicos prejudiciais.
Além disso, oferece nutrientes essenciais como potássio, fósforo, cálcio e enxofre, promovendo crescimento saudável e resistência a doenças. Sua decomposição melhora a qualidade do solo, tornando mais aerado.
O processo de uso inclui coleta, secagem, trituração, aplicação ao solo e renovação periódica das cascas de cebola para aproveitar todos os benefícios.
Assim, tenha atenção para evitar as cascas processadas e combine com outros materiais orgânicos. Depois de aplicar, monitore o desenvolvimento das suas plantinhas e veja como elas vão se comportar com essa solução natural. O ideal é repetir o processo uma vez ao mês.
Veja o passo a passo para usar as cascas de cebola como fertilizante:
- Guarde as cascas de cebola em recipiente fechado até acumular quantidade significativa.
- Seque as cascas ao sol por alguns dias para evitar mofo.
- Triture as cascas secas para consistência adequada.
- Espalhe as cascas trituradas ao redor das plantas ou coloque no solo de maneira uniforme.