scorecardresearch ghost pixel



Nova York tem uma ilha misteriosa que você não pode visitar

Conheça a Ilha U Thant em Nova York, um refúgio intocado conectado por túneis, proibido ao público, agora um santuário para pássaros migratórios.



Nova York, a cidade que nunca dorme, esconde um segredo peculiar em meio ao seu agitado cenário urbano: a Ilha U Thant, também conhecida como Ilha Belmont. Com uma extensão de aproximadamente 30 metros de largura por 60 metros de comprimento, esta ilhota artificial permanece misteriosamente intocada pela presença humana, desafiando qualquer tentativa de visitação.

Veja também: Por que as redes de fast food dos Estados Unidos estão cada vez mais idênticas?

Surpreendentemente, a Ilha U Thant, criada no final do século XIX a partir do acúmulo de entulho relacionado à construção de um túnel para bondes, é única por diversas razões. Apesar de túneis conectarem-na ao restante da cidade, o local permanece desprovido de qualquer construção humana.

Nova York e uma ilha resistente ao progresso

Créditos: Paciific Coast Highway / Wikipedia

Seu território é dominado por uma densa vegetação, tornando-a uma das poucas áreas nos Estados Unidos que resistiram ao avanço do desenvolvimento. A história trágica da ilha tem suas raízes na conclusão do projeto em 1907, quando um acidente fatal ceifou a vida de quatro trabalhadores.

O acidente que marcou a ilha

Foto: jag9889 / flickr

Um cano de ar comprimido estourou em um dos eixos, levando à morte de dois homens por asfixia e doença descompressiva, enquanto os outros dois se afogaram. Os corpos dos trabalhadores que pereceram afogados nunca foram recuperados, deixando uma sombra permanente sobre a ilha.

A intervenção budista na ilha de Nova York

Em 1977, a Ilha U Thant ganhou uma nova narrativa quando um grupo budista assumiu seu controle, renomeando-a em homenagem a U Thant, ex-Secretário-Geral das Nações Unidas.

Inicialmente, o grupo tinha permissão para visitar a ilha duas vezes por ano para a manutenção da vegetação. No entanto, medidas de segurança rigorosas na metade dos anos 1990 resultaram em uma significativa redução dessas visitas.

Nova York e um santuário natural proibido

Hoje, a Ilha U Thant permanece proibida ao público, transformando-se em um santuário protegido para pássaros migratórios. Apesar de seu inacessível status, observadores podem, a partir das costas de Manhattan e Queens, contemplar os animais que encontraram refúgio neste intrigante reduto natural.

Portanto, a Ilha U Thant permanece, assim, como um mistério não apenas pela tragédia que a cercou, mas também pela preservação que a transformou em um tesouro natural inexplorado nas águas de Nova York.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário