O Nubank anunciou que irá ofertar bolsas de estudo para ensino superior e mestrado, com o intuito de amparar talentos locais e lideranças em tecnologia na América Latina. A oferta ocorre por meio de parcerias com a Fundação Lemann, a Fundação Estudar, e Veléz e Reyes+, no Brasil e na Colômbia.
Leia também: Bolsa Escola: programa oferece auxílio a partir de R$ 100 para incentivar os estudos
Ao todo serão 36 bolsas distribuídas nos próximos dois anos, resultando em um investimento de US$ 1,2 milhão. Os valores são provenientes do fundo filantrópico Give Back, apoiado pelo Nubank e gerenciado pela Sitawi e Instituto Phi. “Ao fomentar o acesso ao estudo superior de ponta para jovens talentos locais, temos a oportunidade de acelerar o processo dessas carreiras e dos futuros líderes”, argumentou Guilherme Vieira, diretor de ESG do Nubank, em nota divulgada.
Como funcionará a oferta das bolsas de estudo?
A primeira parte do valor será utilizado na Beca Tech, na Colômbia. No Brasil, o Give Back promoveu parceria com duas instituições. A primeira delas é a Fundação Estudar, que irá oferecer bolsas de estudos para as melhores universidades no Brasil e no mundo, mentorias com líderes de tecnologia, suporte individualizado e conexões com potenciais investidores e especialistas do setor. As vagas serão ofertadas por meio do Programa Tech Fellow.
Já a segunda parceria é com a Fundação Lemann, por meio da Alcance. As bolsas disponibilizadas são focadas em mestrado no Reino Unido, disponibilizadas preferencialmente para os estudantes do setor de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em tradução livre) relacionados a impacto social. O investimento será feito em conjunto com à Chevening Foundation.
No ano passado, o fundador e CEO do Nubank, David Vélez, fundou a plataforma filantrópica Vézes e Reyes+, em parceria com sua esposa, Mariel Reyes. A fundação é focada em educação e liderança na América Latina. Em 2022, Vélez e Reys aderiram ao “The Giving Pledge”, um pacto criado por Bill Gates para incentivar bilionários a doarem parte de suas fortunas.