scorecardresearch ghost pixel



O truque de jardineiro para plantar morango em casa e sem veneno

Plantar morango pode ser uma aventura divertida, prazerosa e muito saborosa. Aprenda como seguir os cuidados certos para ter frutas fresquinhas em casa.



Plantar morango pode ser uma experiência simples, saborosa e muito gratificante. Você nem precisa de grandes espaços, já que simples vasinhos podem ser o bastante para quem deseja começar. Aprenda o jeito certo de plantar o morango e tenha essa fruta sempre fresquinha na sua casa.

Leia mais: Não deixe esta plantinha faltar na sua casa! Conheça o dinheiro-em-penca, que promete atrair riqueza

Com um pouco de planejamento e cuidado, você pode aprender as técnicas mais recomendadas pelos especialistas e começar hoje mesmo. O processo é simples e o resultado é maravilhoso. Já pensou que delícia colher morangos frescos e suculentos do seu próprio jardim?

Dicas para plantar morango em casa

O cultivo pode ser feito em vasos, hortas ou áreas maiores. Tudo vai depender do espaço que você tem disponível para começar. Se sentir insegurança, comece com um simples vaso até pegar o jeito.

A fruta é muito apreciada, tendo uma beleza única, um sabor incomparável, além de ser muito nutritiva. Ela pode ser cultivada para consumo próprio ou, quem sabe, como uma fonte de renda. Entre os benefícios do morango está presença de vitamina C e o efeito antioxidante.

Para plantar morango do jeito certo, você deve começar pelo tipo de cultivar. Segundo Francisco Passos, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em entrevista ao Globo Rural, os melhores tipos para o mercado in natura são: Alleluia, Camarosa, Camino real, festival, IAC Campinas, IAC Princesa Isabel, Oso grande, Tudla e Ventana.

Você pode começar o plantio a partir da própria fruta, ao retirar uma fina camada da casca, cobrir com substrato, mantendo o solo arenoso-argiloso, bem drenado, rico em matéria orgânica, pH entre 6 e 6,5. Se for para consumo próprio, tudo o que você precisa são de vasos de 20 a 35 centímetros de profundidade.

Lembre-se de fazer os transplantes frequentes, sendo que o ideal é fazer o plantio em pleno sol, entre abril e maio. A colheita acontece em torno de 60 a 80 dias após o plantio.

Os morangos preferem locais ensolarados, com solo bem drenado. Plante as mudas de morango com o topo da raiz nivelado com o solo e regue regularmente. Isso porque os morangos precisam de muita água, especialmente durante o período de floração e frutificação.

Então, regue as plantas a cada 2 ou 3 dias. Para saber se os morangos estão maduros, observe se são vermelhos brilhantes e têm um aroma doce. Se sim, chegou ao ponto certo!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário