Papel higiênico no lixo ou no vaso sanitário? Veja o destino ideal no Brasil

A discussão é antiga e existem vários pontos que devem ser considerados ao descartar o papel higiênico no lixo ou no vaso sanitário. Confira.



Depois de usar o papel higiênico, o que você faz? Joga dentro do vaso sanitário e dá descarga ou vai direto para o lixo? Muitas pessoas têm dúvidas de qual é a melhor opção. Então, descubra agora o que é mais indicado em termos de sustentabilidade. Entenda qual o mais recomendado no Brasil e quais são os motivos da indicação.

Leia mais: Se você pensa no meio ambiente, PARE de descartar cocô de cachorro assim

Alguns países adotaram há bastante tempo o descarte no vaso sanitário. Mas, em outras partes do mundo, como no Brasil, o mais comum ainda é jogar o papel higiênico sujo no lixo. A preocupação é com a capacidade do sistema de esgoto, principalmente residencial. Mas, afinal, o que é mais certo?

Papel higiênico no lixo ou no vaso sanitário?

A preocupação é que jogar o papel higiênico no vaso sanitário provoque entupimentos. É bem verdade que a infraestrutura inadequada faz com que isso realmente aconteça.

É por isso que, por enquanto, no Brasil o mais certo continua sendo descartar o papel no lixo, e não no vaso sanitário. Isso porque os entupimentos e complicações nos encanamentos podem ser mais recorrentes.

Por isso, mesmo com todas as vantagens ambientais, a prática mais indica ainda é o lixo, e não no vaso sanitário, pois a infraestrutura atual não está preparada para lidar com esse tipo de descarte, podendo gerar problemas mais graves do que soluções.

No geral, em outros países onde o modelo funciona, as vantagens de jogar o papel higiênico no vaso incluem a redução no uso de sacolas plásticas e a praticidade.

Por isso, o que se espera é que, com o tempo, a infraestrutura de outros países passem a ser um modelo, principalmente para as novas construções no Brasil. Até lá, o mais correto é seguir com o uso do lixo, evitando os problemas de entupimento e outras condições que prejudiquem o encanamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário