A zamioculca é uma planta originária da África tropical, especialmente da Tanzânia e da Zâmbia. Dito isso, pertence à família das Araceae, a mesma dos antúrios e dos copos-de-leite, que se mostram resistentes e de fácil manutenção.
Veja também: Prosperidade no Natal: 5 itens de decoração para atrair muita fartura em casa
Atualmente, encontra-se em diversos territórios e sua popularidade se explica pela beleza e facilidade de plantio, atraindo iniciantes na jardinagem. Entretanto, é válido lembrar que essa variedade é tóxica aos animais e até pessoas alérgicas.
5 dicas que podem fazer sua zamioculca se desenvolver
- Selecione uma boa mistura para o substrato
Primeiramente, a zamioculca precisa de um substrato que tenha boa drenagem, pois ela não tolera o excesso de umidade nas raízes. Sendo assim, misture casca de pinus, pedaços de carvão, areia grossa, terra vegetal e húmus de minhoca. Esses componentes absorvem os nutrientes responsáveis pelo crescimento.
- Quantas vezes você precisa regar durante o mês?
Em segundo lugar, as zamioculcas armazenam água em rizomas, que são estruturas semelhantes a batatas que ficam sob o solo. Por esse motivo, não exigem regas frequentes e se assemelham às suculentas. Então, o ideal é regar apenas quando o solo estiver seco, aproximadamente uma vez por semana.
- As zamioculcas precisam de fertilizante?
A zamioculca não é uma planta muito exigente em relação à adubação, mas ela se beneficia de um estímulo nutricional no verão. Nesse caso, priorize um fertilizante líquido balanceado, como o NPK 10-10-10, diluído na água da rega. Desse modo, não esqueça de seguir as instruções do fabricante.
- É preciso tomar cuidado com o sol
Embora goste de ambientes iluminados, não tolera o sol direto, que acaba provocando danos nas folhagens. Ou seja, considere a iluminação natural e leves raios solares de manhã, evitando a exposição à tarde. Logo, a maior parte do tempo, o arranjo deve ser mantido no interior da casa.
- Lembre-se que a troca de vaso é essencial
Além das dicas mencionadas anteriormente, vale ressaltar que o a zamioculca cresce lentamente. Contudo, chega a 1,5 metro de altura e um pouco antes, as raízes começam a se expandir. Portanto, é imprescindível adquirir vasos furados, que permitem a saída das mudas e drenam os fluidos.