Para manter seu quintal livre de carrapatos e pulgas, uma solução natural e eficaz pode ser a solução de todos os seus problemas. A possibilidade está garantida por meio do cultivo de duas plantas específicas que você vai conhecer agora e aprender como usar para afastar de ver os carrapatos e pulgas da sua casa.
Leia mais: Carrapatos, cuidado! A receita que está revolucionando o combate a essas pragas
Os carrapatos preferem áreas de grama alta e arbustos, pois fornecem cobertura e abrigo. Por isso, além das plantinhas que vão ser as suas aliadas, é importante ter o hábito de aparar a grama regularmente, pois isso ajudará a reduzir o habitat dos carrapatos.
Plantas para afastar carrapatos e pulgas do quintal
Folhas caídas e madeira são ótimos esconderijos, principalmente para os carrapatos. A dica é remover esses detritos regularmente e reduzir a presença desses bichos no seu quintal.
Várias práticas associadas podem garantir o resultado que você espera. Como, por exemplo, verificar os seus animais de estimação regularmente. Isso porque eles são um dos principais vetores de carrapatos e pulgos. Então, sempre que voltarem do passeio ou do pet, confirme se está tudo certo.
E tem mais uma forma muito natural para afastar os carrapatos e pulgas do seu quintal, que são o reforço das plantas repelentes. Lavanda, alecrim e citronela são consideradas boas dicas. De todas, duas se destacam. São elas:
1. Alecrim: a planta solta um aroma agradável, mas que não é tão bem aceito pelas pulgas e carrapatos, assim como ácaros e moscas. Então, espalhe ramos de alecrim pelo jardim para criar uma barreira olfativa, mantendo essas pragas afastadas de forma eficiente.
2. Absinto (Artemísia): a planta garante não só elegância para o seu jardim, como também afasta pragas indesejadas. Ela emite um aroma que afasta todos eles. É versátil e pode até ser usada em chás. Então, você aproveita de várias maneiras as propriedades dessa planta.