scorecardresearch ghost pixel



Por que o ser humano tem medo da mudança? Psicologia explica

Você tem medo de mudanças? Saiba que ele faz parte dos 4 medos mais comuns dos seres humanos. Por que temos tanto medo do que é novo?



Encerramentos de ciclo te assustam? O medo de mudanças é muito normal e está no top 4 dos maiores medos da humanidade, coladinho com o medo da rejeição, da morte e do futuro.

Veja também: Hora do planejamento: organize as finanças e fique livre das dívidas antes de 2024

Mas por que as pessoas têm tanto medo de mudar? Simples! Mudar significa sair do nosso conforto, enfrentar o desconhecido e, às vezes, até nos reinventar. Veja o que a psicologia explica!

Entendendo o medo de mudanças

Entender o medo é o primeiro passo para conseguir lidar com ele. Ou seja, o medo de mudança tem tudo a ver com o desconhecido e a incerteza do que está por vir. Nosso cérebro prefere a rotina, algo previsível e seguro.

Então, quando algo novo aparece no horizonte, o alarme interno dispara. É como se nosso cérebro ficasse em alerta.

Mas não precisa entrar em pânico! O medo é uma reação super natural e, na verdade, ele até que tem uma intenção boa: nos proteger. Então, o problema é que, às vezes, ele exagera na dose e acaba nos paralisando.

Estratégias para encarar o medo

Agora que você já sabe que o medo de mudanças está aí, presente no nosso cotidiano, que tal algumas dicas para lidar com ele?

Converse com o medo: Sabe aquela dica de “converse com seus monstros”? Então, é isso! Tente entender o que está causando esse medo. Afinal, às vezes, é só uma questão de desmistificar o que está causando toda essa ansiedade.

Pequenos passos: Ninguém aqui está dizendo para você mudar de vida do dia para a noite! Comece com pequenas mudanças. Em outras palavras, acorde 10 minutos mais cedo, experimente um novo hobby. Enfim, pequenos passos fazem grandes jornadas.

Crie um plano: Ter um plano ajuda a tornar o desconhecido um pouco mais familiar. Defina o que você quer mudar e estabeleça pequenos objetivos para chegar lá. Além disso, comemore cada conquista!

Busque apoio: Converse com os amigos, a família, ou até busque um terapeuta. Afinal, ter alguém para compartilhar os medos e conquistas faz toda a diferença.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário