Prepare-se: dezembro terá temperaturas ‘muito acima’ da média no Brasil

Novo período de calor intenso está previsto para ocorrer em estados das regiões Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste.



A notícia não é das melhores para os brasileiros que não aguentam mais as altas temperaturas no Brasil. Segundo a MetSul Meteorologia, vários estados das regiões Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste enfrentarão um período de “calor muito intenso” nas próximas semanas.

Leia mais: Prêmio de R$ 550 milhões: Caixa tem ‘combo de apostas’ para Mega da Virada

Os especialistas alertam que os termômetros podem superar os 40ºC, alcançando marcas “muito acima da média histórica de dezembro”.

“A MetSul Meteorologia projeta para a metade deste mês o ingresso de ar muito quente nos estados do Centro-Sul do país, o que fará com que a temperatura dispare e alcance valores muito altos, inclusive ao redor dos 40ºC e acima dos 40ºC”, diz o boletim.

Calor atípico

O período mais quente do ano na região Centro-Oeste costuma ser a primavera, mais para o final da temporada de seca, já que entre dezembro e fevereiro as chuvas e o aumento da umidade costumam amenizar as temperaturas. No entanto, isso deve mudar em 2023.

A tendência é que os estados registrem marcas mais altas entre o final desta semana e o começo da próxima, principalmente no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. A MetSul explica que essas temperaturas são “mais comuns de se observar nos períodos mais quentes da primavera do que em dezembro”.

Nos dois estados mencionados, os termômetros devem alcançar a casa dos 40ºC. O calor mais intenso também deve castigar o interior de São Paulo de forma atípica.

Já no Sul do país, sobretudo no Rio Grande do Sul, as temperaturas podem subir a partir de sexta-feira (15), deixando o fim de semana quente para os gaúchos. As marcas ficarão entre 35ºC e 40ºC, com possibilidade de superar esse limite em algumas cidades.

“A Grande Porto Alegre e os vales, por exemplo, podem anotar marcas de 37ºC a 39ºC em vários municípios com máximas localmente superiore. “Será uma incursão de ar muito quente que atingirá todo o Rio Grande do Sul e praticamente todo o Sul do Brasil. Mesmo localidades serranas, de maior altitude, devem ter calor excessivo no próximo fim de semana”, completa a entidade.

Médicas históricas

O calor no Brasil superou médicas históricas nos meses de julho a novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em novembro, as temperaturas ficaram 1,5ºC acima da média mensal.

“A principal responsável por esse aumento da temperatura foi a onda de calor observada no mês de novembro, que foi semelhante a ocorrida em setembro, porém essa última foi mais abrangente e persistiu por doze dias seguidos de temperaturas acima da média”, diz o Inmet.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário