Quais os melhores vinhos para a ceia de Natal? 2 dicas para cada refeição

Na sua ceia de Natal, a escolha dos vinhos certos pode surpreender os seus convidados. Demonstre a eles que você se preocupou com todos os detalhes!



Na ceia de Natal, além da preocupação com os pratos certos para servir neste dia tão especial, as pessoas também buscam dicas de combinação de vinhos que harmonizem melhor com os alimentos. Então, veja qual a melhor escolha segundo aquilo que você vai servir.

Leia mais: Fã de vinho nacional? Veja os 13 melhores, segundo concurso internacional

Antes de tudo é essencial considerar o gosto pessoal dos convidados e o orçamento disponível para a ceia e as bebidas que você pretende servir. De nada adianta fazer uma excelente harmonização e prejudicar as suas finanças. Por isso, comece considerando esse ponto em especial.

Vinhos na ceia de Natal

No geral, os vinhos brancos e rosés são mais leves e refrescantes, e combinam bem com pratos que seguem essa linha. Ou seja, que também sejam leves, a exemplo das saladas, peixes e frutos do mar.

Os vinhos tintos são mais encorpados e combinam bem com pratos mais pesados, como carnes vermelhas, aves e massas. Mas é preciso considerar a preferência dos seus convidados, já que nem todo mundo consegue apreciar um vinho tinto e optam mais pelos brancos e rosés.

Como na ceia de Natal são servidos diferentes pratos, dos mais leves aos mais pesados, uma boa dica é escolher uma variedade de vinhos, assim são maiores as suas chances de agradar mais pessoas. Veja a seguir algumas combinações para a ceia de Natal que combine com aquilo que você pode servir:

  • Aperitivo: um espumante seco, como o Champagne ou o Prosecco.
  • Saladas e peixes: vinho branco leve, como um Sauvignon Blanc ou um Pinot Grigio.
  • Carnes vermelhas: o ideal é escolher um vinho tinto de médio corpo, como um Merlot ou um Cabernet Sauvignon.
  • Aves: um vinho tinto leve, como um Pinot Noir ou um Chianti.
  • Sobremesas: vinho doce, como um Moscatel ou um Sauternes.

Lembre-se de considerar também a acidez do vinho. Por exemplo, aqueles com acidez elevada combinam mais com os pratos gordurosos, os vinhos com acidez mais baixa combinam bem com os mais leves. Ao escolher a melhor combinação de vinhos para a ceia de Natal, você demonstra mais uma forma de cuidado e gentileza com os seus convidados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário