Uma das perguntas mais frequentes ao realizarmos comprar é se desejamos o CPF na nota. Seja por receio ou pela pressa do dia a dia, muitos consumidores recusam informar o número do documento na nota fiscal. Contudo, essa prática pode estar fazendo com que o consumidor deixe de ter direito a diversos benefícios.
Veja também: CPF na nota: como descobrir se você tem dinheiro a receber e não sabe
O CPF na Nota é uma iniciativa dos governos estaduais para controlar a tributação fiscal dos comércios. Com ele, é possível analisar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e combater a sonegação de impostos. No entanto, os benefícios ofertados ao consumidor irão variar de acordo com o local de moradia.
5 benefícios exclusivos para quem informar CPF na nota
1. Participação em programas de fidelidade
Alguns comércios e marcam ofertam programas de fidelidade vinculados para clientes que inserem o CPF na nota. Assim, além de ter acesso aos benefícios fiscais e aos sorteios, os consumidores podem acumular pontos e trocá-los posteriormente por descontos, produtos ou serviços.
2. Incentivos governamentais
Além de beneficiar o consumidor, a prática é incentivada pelo governo para aumentar a adesão dos consumidores à nota fiscal eletrônica. Essa medida é um passo importante para a modernização e melhoria na eficácia do sistema tributário.
3. Cashback e descontos em tributos
Ao inserir o CPF na nota em diversos estados, o consumidor pode acumular pontos que serão convertidos em cashback ou em descontos nos impostos, como o IPTU e IPVA. Dois estados que adotam essa prática é o Paraná e São Paulo, conhecidos por incentivarem seus habitantes a informarem o documento na nota e ofertar diversos benefícios.
4. Elegibilidade para sorteios
Além do cashback, outro ponto atraente em adicionar o CPF na nota é poder participar de sorteios. Dentre os prêmios ofertados, os estados podem oferecer dinheiro, aparelhos eletrônicos e viagens.
5. Contribuição para transparência fiscal
Ao inserir o CPF na nota, o consumidor colabora com o Governo e aumenta a transparência fiscal. Com isso, a atitude auxilia no combate à sonegação de impostos, resultando em uma arrecadação mais limpa e livre de golpes.