As festas de fim de ano são marcadas por grandes banquetes e comidas deliciosas. Alguns atribuem significados aos pratos, enquanto outros optam apenas pelos que agradam ao seu paladar. Porém, segundo algumas culturas, existem alimentos que trazem azar se servidos nas festas de fim de ano.
Veja também: Proibidos! 8 alimentos que NUNCA devem ser armazenados em potes de plástico
Confira quais são esses alimentos e o que levou ao surgimento desses mitos. Lembre-se que são crendices populares, e você é livre para preparar a sua ceia como quiser!
Alimentos brancos dão azar
Vamos começar com uma tradição vinda lá do Oriente. Na cultura chinesa, as cores dos alimentos são um grande negócio, especialmente durante o Ano Novo. Enquanto cores vibrantes como o vermelho e o dourado simbolizam sorte e prosperidade, os alimentos brancos são evitados.
Ou seja, o branco está associado à morte e ao luto, e, portanto, é considerado um presságio de má sorte nessas festividades. Então, se você quiser seguir essa tradição, é melhor deixar aquele arroz branquinho ou aquela fatia de pão de fora do seu prato de Ano Novo.
Peixes necrófagos
De acordo com a mesma tradição chinesa, nem todos os peixes são criados iguais quando se trata de sorte. Embora peixes em geral sejam considerados um bom sinal, há uma ressalva: fique longe dos peixes necrófagos ou daqueles que se alimentam de restos do fundo do mar
Esses peixes são vistos como portadores de problemas e má sorte. Logo, melhor escolher bem o seu prato de peixe este ano!
Alimentos que dão azar: frango e aves
Aqui, a superstição é bem clara: aves como frangos e perus devem ser evitadas nas festas de fim de ano.
Por quê? Essas criaturas ciscam a terra em busca de comida, e acredita-se que comer aves nessa época do ano pode trazer problemas e dificuldades para iniciar o novo ciclo. Desse modo, se é supersticioso, opte por outra fonte de proteína, né?
Lagostas e crustáceos
E por fim, mas não menos importante, vamos falar sobre lagostas e crustáceos. Embora deliciosos, esses animais marinhos têm uma má fama em algumas culturas. Desse modo, na Áustria e em partes da Europa Oriental, acredita-se que comer lagosta na véspera de Ano Novo traz má sorte.
Isso porque esses animais se movem para trás, simbolizando retrocesso e dificuldades para o ano que está por vir. Da mesma forma, camarões e caranguejos também são considerados de má sorte.