Se não quiser uma conta de luz alta, use o ar-condicionado desta forma no verão

Com as altas temperaturas do verão, aumenta também o uso do ar-condicionado. Confira dicas para economizar na hora de usar o aparelho!



O verão começou na madrugada esta sexta-feira (22), trazendo consigo a previsão de altas temperaturas para grande parte do país. Com o aumento do calor, há uma tendência que os brasileiros aumentem também os gastos com água e energia elétrica, visto o maior número de banhos e o uso de eletrodomésticos para refrescar os ambientes.

Leia também: Conta de energia nas alturas? A culpa pode ser destes 6 eletrodomésticos

Dessa forma, o ventilador e o ar-condicionado passam a ser os aparelhos mais utilizados em grande parte das residências brasileiras. Contudo, é preciso ter consciência sobre o que esse consumo pode impactar nas contas de energia no final do mês. Em relação ao ar condicionado, a cada 1ºC mais baixo, há um gasto de cerca de 10% a mais do consumo de energia.

Como economizar na conta de energia durante o verão?

Para quem ainda não possui um ar-condicionado e está pensando em comprar um para enfrentar o verão, é preciso levar em consideração alguns pontos na hora de escolher o modelo. Para começar, saiba o tamanho do ambiente a ser climatizado para escolher um aparelho com a eficiência energética adequada.

Após adquirir o aparelho, é necessário utilizá-lo com sabedoria para não se surpreender com um aumento significativo da conta de luz no final do mês. Assim, ao ligar o ar-condicionado, feche as janelas e bloqueie o calor solar com o uso de cortinas ou persianas. Além disso, ao combinar o uso do ar-condicionado com os ventiladores, o ambiente fica mais fresco e a energia gasta é menor.

Outro ponto a ser levado em consideração é a instalação correta e a manutenção do aparelho. Ao manter o ar-condicionado com a limpeza regular dos filtros e as verificações periódicas do sistema em dia, ele utilizará menos energia para resfriar o ambiente. Em contrapartida, aparelhos com filtros sujos e sem manutenção precisarão se esforçar mais para trabalhar, o que altera consequentemente o gasto de energia elétrica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário