A virada de ano será marcada por tempestades e a formação de um ciclone extratropical no país, informa Maria Clara Sassaki, porta-voz da Climatempo. A meteorologia mostra uma tendência clara de dias típicos de verão, com bastante calor, chuvas com chance de raios e até queda de granizo.
Leia mais: Pudim de maçã para o Ano Novo: receita é para ter sorte em 2024
Na madrugada entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, a meteorologia prevê possibilidade de chuva em todo o litoral brasileiro, sobretudo no Nordeste e no Sudeste.
“Tem alertas para a região Sul para a formação de um ciclone extratropical nas próximas horas, e, é questão de tempo para que suba ao Sudeste. Mas Centro-Oeste, Nordeste e Norte também tem alguns alertas para as chuvas fortes”, afirmou Sassaki em entrevista à CNN.
Na última terça-feira (26), a agência divulgou um alerta de risco de temporais para estados de todas as regiões, exceto o Sul. “As chuvas devem vir muito fortes, e por isso há um especial estado de atenção para aquelas regiões onde há deslizamentos de terra, como o Rio de Janeiro e o litoral de São Paulo”, alertou a porta-voz na ocasião.
A Climatempo aponta para a possibilidade de repetição das mesmas condições entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro. O sol deve prevalecer até quinta-feira (28), mas as chuvas retornam na sexta (29).
Previsão para o primeiro dia de 2024
Chuva frequente e temporais estão previstas para o primeiro dia de 2024 entre o Espírito Santo, norte do Rio, a maior parte de Minas Gerais e a região Centro-Oeste. Também há risco de temporais na região Nordeste, com destaque para o interior da Bahia, do Ceará e de Pernambuco.
A previsão para o Norte é de muito sol e pouca a nenhuma chuva entre Roraima, noroeste do Pará e Amapá. No Amazonas, no centro-sul do Pará e no Tocantins, o tempo fica mais instável no início do novo ano.
A maior parte do Sul e áreas do centro-oeste de SP terão um início de janeiro com sol, tempo firme e elevação de temperatura. As capitais Curitiba e Florianópolis podem receber um pouco de chuva, mas o tempo continua seco em Porto Alegre.