Antes de tudo, é preciso mencionar que a begônia é uma planta da família Begoniaceae, que tem mais de 1.800 espécies e 10.000 variedades. Desse modo, foi encontrada pela primeira vez em regiões tropicais e subtropicais.
Veja também: Por que embrulhar a chave do carro com papel alumínio é um caminho sem volta?
A predominância ocorre em diversos continentes, como América, África e Ásia, que exportam sementes. Quanto ao nome, é uma homenagem do patrono francês Michael Begon, governador da colônia de Santo Domingo.
Qual é a lenda associada às begônias?
Em primeiro lugar, uma história ligada às begônias é a de que elas representam a gratidão e a felicidade. Segundo a lenda, um monge budista estava caminhando por uma floresta quando encontrou uma begônia vermelha.
Diante da descoberta, ele ficou encantado com a beleza da flor e agradeceu aos deuses por terem criado uma obra tão maravilhosa. Desse modo, devido ao reconhecimento de sua gratidão, as divindades multiplicaram as flores.
Begônia: como cuidar de um arranjo
A princípio, é aconselhável escolher um vaso com furos de drenagem e um substrato leve e poroso. Em seguida, não esqueça de regar as begônias somente quando o solo estiver seco, evitando molhar as folhas e as flores.
Dito isso, coloque o arranjo em um local bem iluminado, mas sem incidência direta de sol. Outra dica é adubar quinzenalmente usando um fertilizante líquido, e podar as partes secas ou doentes da planta, que costumam atrair pragas.
Desvende o mistério do significado da begônia
Além do conto chinês, o mistério do significado da begônia diz respeito a diferentes interpretações, dependendo da cor, do tipo e da ocasião. Em geral, a begônia simboliza a cordialidade, a delicadeza, a amizade e a sinceridade.
Begônia branca: primeiramente, o branco simboliza a pureza e a paz, expressando também a admiração por alguém que te inspira.
Begônia rosa: já o rosa reflete o amor, a ternura, a doçura e a feminilidade, demonstrando afeto e carinho por uma pessoa apaixonada.
Begônia vermelha: ao passo que o vermelho representa a paixão e a intensidade, é um presente que define a declaração de amor.
Begônia amarela: em relação às begônias amarelas, transmitem alegria e prosperidade, mostrando que você deseja abundância aos demais.
Begônia laranja: enquanto isso, a begônia laranja simboliza a criatividade e estimula a criatividade em ambientes festivos.
Begônia roxa: por último, o roxo corresponde à intuição e espiritualidade, criando uma atmosfera mística e até mesmo romântica.