Apaixonados por cerveja e por tecnologia, os sócios Leonardo Tristão, Samis Karam e André Paganuchi tiveram uma ideia um tanto quanto inusitada: produzir a primeira bebida 100% desenvolvida por inteligência artificial (IA). Por meio da empresa Performa_IT, na cidade de Campinas (SP), o produto saiu do papel.
Veja também: Prepare o bolso: preço da cerveja poderá subir muito em 2024
Dessa forma, todo o processo de criação da A.I.P.A (Artificial Intelligence Pale Ale) foi realizado pela ferramenta. Assim, a receita da cerveja, a proporção dos produtos a ser utilizado, a escolha do nome e até mesmo o rótulo foi desenvolvido pela IA. Outro ponto a ser escolhido pela IA doi a disposição da bebida em latas de 470 ml.
Segundo Leonardo Tristão, em entrevista ao Globo Rural, a ideia surgiu durante um podcast, concretizando a realização de um sonho antigo. “Pensamos: ‘E se a gente criar as receitas de cerveja usando a inteligência artificial do jeito que a gente imagina que deve ser e levar para um processo produtivo tradicional?’. Anos antes, ainda em 2009. Foi uma brincadeira de amigos que tomou corpo”, afirmou durante a entrevista.
Quais os ingredientes da bebida tecnológica?
A A.I.P.A possui ingredientes em sua composição que fazem parte da rotina da Performa_IT. Os detalhes cítricos da bebida remetem a suco de laranja e café, as duas bebidas mais consumidas pelos colaboradores da empresa. Inicialmente, os sócios priorizaram o consumo próprio e a oferta da cerveja aos clientes da Performa_IT.
“Ela é uma cerveja um pouco mais encorpada, tem alguns elementos críticos que você sente no início e um retrogosto de café muito presente. Foi proposital. Como toda American Pale Ale, não é leve, mas extremamente saborosa. Nos testes que fizemos, ela vai muito bem com carne vermelha e, por incrível que pareça, doces”, explicou Tristão ao Globo Rural.
No entanto, por ter sido produzida em pouca quantidade (apenas mil litros), poucas unidades foram disponibilizadas para venda. As poucas latinhas podem ser encontradas na cervejaria Seo Carneiro, na cidade de Holambra (SP). A lata de 470ml é vendida a R$ 25, enquanto o chope custa a partir de R$ 15.
Cerveja será vendida em grande quantidade?
Ao contrário desta primeira produção, os planos para 2024 incluem aumentar a produção da A.I.P.A. Segundo Leonardo, o intuito é aumentar a produção para 5 mil litros e iniciar oficialmente a comercialização da bebida. Além disso, a empresa irá produzir outras três receitas que já foram desenvolvidas.
Para aumentar a popularidade da bebida, a Performa_IT pretende cadastrar suas cervejas nas famosas competições de cerveja. Por fim, assim como na primeira cerveja, todo o processo das demais criações será feito pela inteligência artificial. “Aproveitamos o que a gente realmente acredita que serve a IA. A gente vê a IA como um copiloto para melhorar as pessoas” finalizou Tristão ao Globo Rural.
*Com informações do Globo Rural.