Uma forte tempestade causou um verdadeiro estrago em Buenos Aires, na Argentina, neste domingo (17). Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas devido à queda de uma estrutura no hipódromo da cidade. O aeroporto da capital argentina também foi fechado, como consequência dos fortes ventos que arrastaram aviões.
Leia também: Nova onda de calor! 4 dicas para o ar-condicionado não detonar sua conta de luz
Devido à proximidade com o Brasil, muitos brasileiros se questionam sobre a possibilidade do temporal atingir o país. Mesmo com a onda de calor que está ocorrendo no Brasil, o clima começará a mudar. Segundo um alerta emitido pelo Inmet, a tempestade argentina poderá chegar no Rio Grande do Sul com força. Dessa forma, estão previstas chuvas volumosas em todo território brasileiro até a próxima sexta-feira (22).
“Essa frente fria vai se deslocar para o leste, indo em direção ao oceano, mas deve atingir ainda parte do Brasil, trazendo temporais. Como o Sul do Brasil está muito quente, a previsão é de que haja grande instabilidade do clima nesta segunda” explicou Olivio Bahia, meteorologista do Inmet.
Chuvas seguirão até o Natal
As condições climáticas não atingirão somente o Rio Grande do Sul. As chuvas serão registradas em todo o país, com os maiores volumes estando previstos para terça (19) e quarta-feira (20). Assim, a expectativa é que a chuva continue ao longo de toda semana, fazendo com que os brasileiros passem a véspera de Natal e o feriado debaixo de chuva.
Além da massa de ar frio que chega da Argentina, outra massa deverá se aproximar do Brasil pela Amazônia peruana. Uma terceira massa de ar frio chega também pelo Oceano Atlântico, combatendo a massa de ar quente que está causando temperaturas de até 42ºC no país. Contudo, as chuvas acontecerão de forma mais amena e espaçadas no final de semana.
“A umidade vai se espalhar, com pancadas de chuva durante a semana e um tempo mais instável, o que é ótimo para combater a seca e também levar a uma redução das temperaturas” finalizou Olivio Bahia.