Você é daqueles que sai para fazer compras e volta com sacolas e mais sacolas de roupas novas, prontas para estrear no look do dia? Saiba que, antes de sair desfilando por aí com as novas aquisições, é preciso dar aquele trato básico nas peças!
Veja também: 3 lançamentos em tecnologia que podemos esperar para 2024; ansiosos?
Pois é, parece besteira, mas tem muita coisa por trás dessa história. Veja por que não é recomendado sair usando as roupas que recém saíram da loja.
Roupas novas contêm químicos
Muitos pensam que roupas novas são sinônimos de frescor e limpeza, não é? Mas, acreditem, muitas delas vêm cheias de substâncias químicas de fábrica. Ou seja, não é uma novidade daquelas boas, mas é a realidade!
Dessa maneira, esses químicos não são apenas para deixar as peças mais bonitas ou duráveis. Tem muito disso que pode ser bem prejudicial para a saúde. Existe um componente que, talvez, você nunca tenha ouvido falar, mas que está mais presente do que imaginam: a quinolina.
Esse nome aí pode parecer coisa de ficção científica, mas é um composto químico usado na fabricação de roupas para intensificar as cores e dar aquela resistência que a gente tanto ama nas peças novas. Porém, apesar dos benefícios aparentes, a quinolina é uma daquelas substâncias que é melhor manter bem longe da nossa pele.
O que pode acontecer?
A verdade é que a quinolina já foi associada a problemas respiratórios e dermatológicos. Ou seja, o contato direto com essa substância pode resultar em coceiras, vermelhidões e até complicações mais sérias.
Além disso, existem diversos outros compostos que, se não forem devidamente retirados através da lavagem prévia, podem causar um verdadeiro estrago na nossa saúde.
Então, fica a dica: antes de sair usando as roupas novas, dê um tempinho e higienize bem. Afinal, a moda é muito mais do que vestir; é cuidar de si e fazer escolhas conscientes. E, claro, sempre que puder, é bom dar aquela conferida nas etiquetas e, se possível, optar por marcas e tecidos que deixam a pele respirar, como o algodão ou linho.