scorecardresearch ghost pixel



Vale-gás será pago em 2024? Quem recebe deve ficar atento às regras

O Vale-gás será mantido em 2024? As famílias que recebem o benefício devem ficar atentas às regras de repasse.



O Vale-gás é um programa social do Governo Federal destinado a famílias de baixa renda. Ele foi criado para ajudar na compra do gás de cozinha. O programa foi criado em 2021, em meio à alta do preço do gás de cozinha. Veja se o pagamento do Vale-gás será mantido em 2024.

Leia mais: Como receber auxílio mensal, remédios gratuitos, vale-gás e outros benefícios

Para receber o benefício, as famílias devem atender alguns requisitos definidos pelo governo. Um deles é ter renda compatível com as exigências do programa, sendo o equivalente a uma renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 606,00 em 2023).

Vale-gás em 2024

Outra exigência é que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Quem estiver com os dados desatualizados pode perder o acesso ao dinheiro. Por isso, essa é uma cautela essencial para garantir a manutenção do repasse.

O pagamento é feito por meio do aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal. Depois de muitas especulações sobre o repasse do dinheiro do Vale-gás em 2024, as famílias de baixa renda conseguiram um pouco mais de alívio.

Isso porque o governo estendeu o programa por mais tempo. Assim, o pagamento está garantido até 2026, conforme uma medida recentemente assinada pelo Governo do presidente Lula.

O benefício é destinado a famílias inscritas no programa Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC). O repasse do dinheiro é realizado a cada dois meses. Vale lembrar que o valor do benefício varia a cada pagamento, já que o valor de repasse considera o cálculo do preço médio do botijão de gás de 13 kg no Brasil.

O depósito é realizado junto ao calendário do Bolsa Família, por meio do aplicativo Caixa Tem, seguindo a ordem de liberação. Isso quer dizer que as famílias são contempladas pela sequência do Número de Identificação Social (NIS).

É essencial manter todos os dados em dia para evitar o atraso no pagamento. Por essa razão, os beneficiados devem acompanhar a atualização das informações pessoais no CadÚnico.




Voltar ao topo

Deixe um comentário