scorecardresearch ghost pixel



3 boas razões para não guardar alimentos em potes plásticos; sua saúde agradece!

Ao armazenar os alimentos, alguns devem ser evitados em recipientes de plástico. Entenda quais são os riscos e as melhores alternativas.



Por questões de segurança alimentar, é importante evitar guardar alguns alimentos em recipientes de plástico. Mas, não somente por isso: existem outros motivos essenciais para repensar essa prática. Veja quais são eles e aprenda uma dica de ouro!

Leia mais: Requeijão e nuggets: pesquisa encontra até 5 tipos de agrotóxicos em alimentos

Os recipientes plásticos tendem a se deteriorar rapidamente, comprometendo a estrutura e favorecendo a proliferação de microrganismos, afetando a qualidade e a segurança dos alimentos. Esse é o primeiro ponto, mas outros igualmente importantes devem entrar nas suas considerações.

Evite alimentos em recipientes de plástico

Alguns plásticos, como o bisfenol A (BPA), podem liberar substâncias tóxicas nos alimentos quando expostos a calor ou a produtos químicos. Essas substâncias podem estar associadas a uma variedade de problemas de saúde, incluindo câncer, problemas de desenvolvimento e distúrbios hormonais.

Além disso, a natureza porosa do plástico resulta no acúmulo de resíduos gordurosos, contaminando os alimentos que forem colocados em seguida, mesmo depois de uma boa higienização. Isso pode comprometer o sabor e o odor.

São os três principais motivos pelos quais você deve evitar alguns alimentos em recipientes de plástico. Como alternativa, uma dica é o uso dos recipientes de vidro ou cerâmica para armazenar os alimentos. Esses materiais são mais seguros e não liberam substâncias tóxicas.

Aqueles com tampas herméticas ajudam a preservar a frescura e segurança dos alimentos por conta da resistência ao calor, ausência de porosidade para acúmulo de resíduos e capacidade de serem usados no micro-ondas sem riscos de liberar substâncias tóxicas.

Além disso, por mais que possam pesar mais no orçamento em um primeiro momento, os recipientes de vidro ou cerâmica são mais duráveis e higiênicos, oferecendo uma solução mais segura e saudável para o armazenamento de alimentos.

Mais uma opção são os recipientes de aço inoxidável, resistentes e que não absorvem odores. Assim, ao escolher recipientes de armazenamento seguros e adequados para os alimentos que você deseja armazenar, a sua segurança alimentar fica mais garantida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário