scorecardresearch ghost pixel



Mistério de décadas é revelado: para que serve o gancho na parte de trás da camisa?

Peça fundamental no guarda-roupa, a camisa esconde segredos curiosos, inclusive sobre aquele “gancho” que fica na parte de trás.



A camisa, uma peça básica do guarda-roupa, é muito mais do que uma simples peça de roupa. Ela pode ser um símbolo de status, uma expressão de personalidade ou uma ferramenta profissional. Você já notou que existe uma espécie de ganho na parte de trás da camisa? Se não souber o motivo, vale conhecer a razão inusitada.

Veja também: Truques secretos para ouvir áudios no WhatsApp anonimamente

No século XX, as camisas brancas eram sinônimo de elegância e sofisticação. Associadas à aristocracia e à reputação respeitável, elas eram um luxo para poucos, pois eram difíceis de manter limpas e desamassadas. Ainda assim, existem “segredo” que envolvem a clássica camisa.

O gancho atrás da camisa

Hoje, a variedade de modelos, cores e formatos de camisas é imensa, mas sua importância permanece. A qualidade do tecido e o processo de fabricação são critérios fundamentais para definir uma boa camisa, que deve ser confortável, durável e elegante.

Por trás da aparente simplicidade, a camisa esconde detalhes minuciosos, muitas vezes passando despercebidos. Um exemplo são os ganchos discretos na parte de trás dessas peças, conhecidos como “loop locker”.

A origem desses ganchos é incerta. Uma teoria aponta para as camisas de inverno usadas por marinheiros no início do século XX. Nas cabines apertadas dos navios, onde não havia espaço para armários ou cabides, os marinheiros penduravam suas camisas nesses ganchos para evitar amassados, garantindo uma apresentação impecável diante de seus superiores.

Outro motivo

Outra teoria aponta para a década de 1960, quando a marca de camisa Gant introduziu esses ganchos. A ideia era que os alunos da Ivy League pudessem pendurar suas camisas nos vestiários, evitando amassados. Logo, a prática se popularizou, sendo adotada até mesmo pelos alfaiates do time de futebol da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A evolução do “loop locker” foi além de sua função inicial dada à camisa. Jovens da época encontraram novos usos para ele, como puxar o laço para marcar relacionamentos, onde um loop quebrado indicava noivado. Curiosamente, algumas pessoas exploravam o gancho para fraudar lojas, alegando que estava quebrado após algum tempo de uso e buscando reembolso.

Assim, o pequeno gancho da camisa não apenas preserva sua funcionalidade original, mas também adquire significados simbólicos e usos inesperados ao longo do tempo. Quem sabe quais novas atribuições surgirão para ele nas próximas décadas?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário