As placas Mercosul foram implementadas em diversos países sul-americanos, incluindo o Brasil, Argentina e Paraguai. Com o intuito de padronizar as placas dos países integrantes do bloco econômico, a placa representa uma nova era na identificação dos veículos. Para isso, elas deixaram de conter a cidade e o estado do veículo, além de receber um novo formato de identificação.
Leia também: Será o FIM da placa Mercosul? Novos dados podem chegar às placas dos carros
No entanto, a mudança causou preocupação, principalmente para os compradores que veem necessidade de reconhecer a procedência de um carro na hora de adquirir um modelo usado. O que muitos não sabem é que, mesmo sem conter informações explícitas sobre o veículo, ainda é possível descobrir informações a respeito da origem do automóvel.
Quais as mudanças da placa do Mercosul?
As placas Mercosul contam com sete caracteres alfanuméricos, sendo quatro letras e três números, dispostos de forma aleatória. Além disso, uma novidade é a inclusão de um QR Code, com o intuito de agilizar o acesso às informações do veículo na hora da fiscalização de trânsito.
Os novos modelos possuem um novo objetivo além da identificação veicular. Implementadas com o intuito de facilitar a integração regional, a nova placa visa simplificar o rastreamento dos automóveis em casos transfronteiriços entre países da América do Sul. Assim, autoridades de todos os países do continente conseguem ter acesso facilitado às informações do veículo.
Além disso, a mudança não se restringe apenas ao design e aos caracteres. A segurança e a tecnologia envolvidas na placa também foram levadas como prioridade na hora de desenvolver o novo modelo. Assim, recursos adicionados, como a gravação em baixo-relevo, dificulta a clonagem das placas.
Como descobrir a origem de uma placa do Mercosul?
Para saber de onde vem um veículo com a placa Mercosul, basta utilizar o aplicativo Sinesp Cidadão. Por ser conectado ao PIV e o Sistema de Informação de Segurança Pública, a ferramenta possibilita acessar os dados detalhados escondidos na placa.
Dessa forma, ao realizar a busca no aplicativo, é possível ter acesso a informações como históricos, origem do veículo, alerta de roubo, apreensão ou furto. Para isso, será preciso:
- Baixar o aplicativo Sinesp;
- Realizar o login utilizando o cadastro Gov.br;
- Informar dos dados da placa do veículo para realizar a busca.