scorecardresearch ghost pixel



Água ou roupa: o que vai primeiro na máquina de lavar?

Existem boas práticas quanto ao uso da máquina de lavar que aumentam sua eficiência e garante a durabilidade do eletrodoméstico. Confira.



A máquina de lavar revolucionou as atividades domésticas, porque higieniza as roupas sem exigir muito esforço. Sendo assim, é imprescindível priorizar as orientações descritas no manual do fabricante, presente no site ou na garantia.

Veja também: Eletrodomésticos inocentes, mas vorazes consumidores de energia: saiba quais são

Portanto, siga as instruções corretas para evitar prejuízos financeiros associados à manutenção ou aquisição de um novo produto. Essa recomendação considera inúmeras ações que tornam a lavagem das peças mais segura.

Passo a passo para usar a máquina de lavar corretamente

  • Separe as peças claras, escuras e coloridas

Antes de tudo, é importante separar as roupas conforme a cor, evitando que elas fiquem manchadas. Afinal, a transferência da tinta utilizada na superfície e a ação do cloro, danificam o tecido. Desse modo, use cestos separados que facilitam a organização no quarto, e principalmente, na lavanderia.

  • Escolha o ciclo de lavagem adequado

Em segundo lugar, é preciso escolher o ciclo de lavagem adequado, respeitando o volume e os programas disponíveis. Por esse motivo, determine a intensidade, a duração e o número de enxágues da lavagem, e consulte o manual.

  • Ajuste a temperatura da água

Outro aspecto relevante é ajustar a temperatura da água que será usada no processo. Dito isso, a água quente pode ajudar a remover manchas mais difíceis, mas também costuma encolher ou desbotar certos materiais. Já a água fria é econômica e ecológica, embora não limpe com a mesma eficácia.

  • Adicione o sabão e o amaciante no depósito

Quanto ao sabão e demais produtos de limpeza, adicione-os assim que as etapas anteriores estiverem concluídas. Em seguida, não ignore as medidas, visando reduzir o resquício de substâncias químicas em cada roupa.

  • Coloque as roupas e ligue a máquina de lavar

Por fim, transfira as roupas para a máquina de lavar, sem exceder a capacidade máxima do tambor. Logo, distribua os itens de maneira uniforme, devido ao risco de obstrução e barulhos desagradáveis. Enfim, feche a tampa e ligue, lembrando de higienizar o filtro e a área interna, quinzenalmente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário