scorecardresearch ghost pixel



Azeite de oliva não cabe mais no bolso? 4 óleos vegetais para pôr no lugar

Saiba como substituir o azeite de oliva por óleos vegetais saudáveis e saborosos. Adapte seu paladar à crise climática que afeta a produção de azeitonas.



O aumento exorbitante nos preços do azeite de oliva em 2023, registrando um aumento de 37,76%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), está levando os consumidores brasileiros a buscar alternativas na cozinha.

Veja também: Seu azeite é falso? Preço disparou e as falsificações também; entenda

Isso porque o principal motivo para esse aumento é o impacto das mudanças climáticas na Europa, que enfrentou uma severa seca, reduzindo a produção de azeitonas e pressionando a oferta no mercado internacional.

Azeite de oliva e adaptação alimentar na crise

Diante desse cenário, os consumidores estão sendo forçados a adaptar seus hábitos alimentares para enfrentar a nova realidade de preços nas prateleiras dos supermercados, atingindo o nível mais alto dos últimos sete anos.

Azeite de oliva: criatividade e paladar sustentáveis

A chef de cozinha especializada em gastronomia sustentável, Maristella Sodre, destacou, em entrevista ao portal Terra, a importância da criatividade e da adaptação de paladar para encontrar substitutos saudáveis para o azeite de oliva.

Surpreendentemente, a água é mencionada como uma opção para cortar a gordura de muitas receitas, especialmente para aqueles com dietas mais rigorosas.

4 óleos vegetais alternativos para substituir o azeite de oliva

Para ampliar as opções na cozinha diária e torná-la mais diversa e acessível, Maristella compartilhou com o Guia da Cozinha quatro recomendações saborosas de óleos vegetais para substituir o azeite de oliva em preparações. Essas opções não apenas oferecem alternativas saudáveis, mas também contribuem para a variedade de sabores na culinária brasileira.

1. Óleo de coco: funcionalidade vegana

Reconhecido em preparações veganas, o óleo de coco é funcional, rico em ácidos graxos, possui ação antiviral e antibacteriana, e pode ser utilizado para refogar alimentos, temperar saladas e substituir a margarina em receitas de doces.

2. Óleo de dendê: tradição afro-brasileira

Presente na culinária afro-brasileira, o Azeite de Dendê é conhecido por sua cor, sabor e aroma característicos. Utilizado em pratos como vatapás, moquecas e acarajés, o óleo contém ômega 6 e 9, além das vitaminas A e E, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce.

3. Óleo de gergelim: sabor asiático

Amplamente utilizado na culinária asiática, este óleo possui um sabor marcante e é rico em ácidos graxos ômega 6, além de substâncias antioxidantes como a vitamina E. Pode ser utilizado para temperar saladas, arroz, refogar legumes e em molhos para marinadas.

4. Óleo de amendoim: redução do colesterol

Por fim, tradicional nas culinárias chinesa e indiana, o óleo de amendoim é rico em vitamina E e ômega 6. Pode ser utilizado para temperar saladas e também para fritar alimentos, contribuindo para a redução dos níveis de colesterol ruim.

Escolha do óleo ideal

Ao considerar o valor nutricional, o custo-benefício e o tipo de receita planejada, os consumidores podem escolher a opção de óleo vegetal que melhor se adequa às suas necessidades, mantendo a qualidade da alimentação mesmo diante da crise no preço do azeite de oliva.

Com informações do site do Terra.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário