A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dos brasileiros passou por uma série de mudanças, e assim como a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) ganhou muitas novidades. Ambas já começaram a ser emitidas e são aceitas como documento de identificação em todo o território nacional.
Leia mais: Numeração única e QR Code: quais as novidades da nova carteira de identidade?
A emissão da carteira de motorista no formato atualizado teve início em junho de 2022 pelos Detrans (departamentos estaduais de trânsito) do país. Entre as mudanças está o acréscimo de novos elementos contra fraudes e falsificações, que atendem critérios internacionais de identificação.
Assim como a versão anterior, a nova CNH é disponibilizada em formato físico e digital, ambos com a mesma validade. O formato virtual pode ser consultado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para aparelhos Android e iOS.
Motoristas que estão com o documento válido podem continuar utilizando o modelo antigo normalmente. A troca pela nova versão será feita no momento da emissão da segunda via, ou na hora de tirar a primeira habilitação no caso de quem ainda não tem uma.
Tabela de categorias
A habilitação dos brasileiros recebeu novidades como tinta fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta, novos tons de verde e amarelo, assinatura logo abaixo da foto, nome social, filiação afetiva e muito mais.
Uma das principais alterações é um quadro com silhuetas de veículos identificadas pelo código da respectiva categoria. Essa tabela, que confundiu alguns condutores, mostra para quais categorias o motorista está habilitado.
A confusão acontece porque a tabela traz 13 modalidades de habilitação identificadas por códigos como A1, B1, C1 e BE, desconhecidos pela maioria dos cidadãos. Primeiramente, o que o brasileiro deve saber é que não se tratam de subcategorias, apenas de códigos que seguem um padrão internacional.
“O novo documento tem uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação, permitindo que aquele condutor seja facilmente identificado fora do Brasil”, explica Frederico Moura Carneiro.
Em resumo, as categorias da CNH não mudaram no Brasil e continuam sendo cinco, identificadas pelas letras A, B, C, D e E. A mudança serve apenas para facilitar a fiscalização por agentes de trânsito de outros países.
Categorias da CNH brasileira
Confira quais são as categorias de CNH válidas no Brasil:
- A – veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.
- B – veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas e lotação de até oito lugares, excluído o do motorista.
- C – veículo abrangido pela categoria B e veículo motorizado utilizado em transporte de carga com peso bruto total acima de 3.500 kg.
- D – veículo abrangido pelas categorias B e C e veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, com lotação superior a oito lugares, excluído o do motorista.
- E – combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda oito lugares.