scorecardresearch ghost pixel



Conectar vários eletrônicos em uma única tomada pode ser perigoso?

Não é difícil encontrar casas com diversos eletrodomésticos ligados em uma mesma tomada. Mas, você sabe quais os riscos que isso pode gerar?



O avanço da tecnologia trouxe novos aparelhos elétricos para as pessoas, auxiliando nos mais diversos âmbitos da vida. Com o aumento de eletrônicos, aumentou também a necessidade por tomadas nas residências. No entanto, por não ser algo tão simples de resolver, as pessoas acabam ligando vários aparelhos na mesma tomada, seja pelo uso das réguas ou com os famosos benjamins.

Veja também: Você tem em casa? 6 eletrônicos antigos que valem hoje quase R$ 300 mil

Não é incomum perceber nas residências uma tomada com vários aparelhos ligados, como computador, televisão e outros eletrônicos. Porém, esse hábito traz um grande risco para os moradores, por sobrecarregar o circuito. Com isso, quedas de energia podem acontecer e, em casos mais graves, o excesso de aparelhos em uma mesma tomada pode ser o responsável por incêndios.

Atenção aos aparelhos

Um dos pontos a serem analisados na hora de conectar mais de um eletrônico na mesma tomada é o tipo de aparelho em questão. No caso de aparelhos que serão utilizados rapidamente, como liquidificador e sanduicheira, o risco em ligar ambos na mesma tomada é baixo, visto que eles não ficarão ligados durante todo o dia.

Em contrapartida, aparelhos que consomem muita energia ao mesmo tempo, devem ter suas próprias tomadas. Esse é o caso das geladeiras, micro-ondas e fornos elétricos. Segundo especialistas, esses eletrodomésticos jamais devem ser conectados na mesma tomada, visto que o risco de acidentes é alto pelo consumo energético de cada um.

Sendo assim, os benjamins ou réguas não devem ser utilizados em aparelhos que ficarão ligados por muito tempo ou que consomem muita energia. No uso desses eletrodomésticos, o recomendado é ligar apenas um aparelho diretamente na tomada.

Como identificar sobrecarga de energia?

O primeiro sinal a ser analisado é o aparelho não estar funcionando da forma correta. Seja pela emissão de sons diferentes ou pelas luzes piscando, os eletrônicos podem queimar devido à passagem incorreta de corrente elétrica. Em casos mais graves, esse fato pode levar À queima de um fusível.

Uma das medidas para evitar possíveis transtornos é o uso do filtro de linha com proteção de circuito. Além disso, as réguas podem ser utilizadas para proteger contra os picos de energia na rede elétrica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário