scorecardresearch ghost pixel



Conte-nos sua comida favorita e revelaremos algo oculto da sua personalidade

Pesquisa identificou que a preferência por comida reflete a personalidade de cada um e pode ajudar a entender o comportamento em relação à alimentação.



A comida representa a personalidade da pessoa, pois os hábitos alimentares podem refletir aspectos do seu caráter, humor e valores. Por exemplo, alguém que gosta de experimentar novos pratos, costuma se abrir a novas experiências.

Veja também: Cuidado! 3 alimentos são um perigo se preparados na sua air fryer 

Por outro lado, um cardápio restrito indica disciplina ou controle, traços associados a indivíduos reservados. Desse modo, é essencial avaliar as oportunidades da jornada do autoconhecimento, em busca de qualidade de vida.

Você é o que você come: agora faz mais sentido!

O último estudo publicado no International Journal of Preventive Medicine mostrou que existe uma relação entre a comida e a personalidade. Nesse caso, o Big Five, que determina cinco temperamentos, foi ligado a uma atitude.

Dito isso, se você começar a observar as escolhas da pessoa na cozinha, é possível desvendar aspectos comportamentais. Logo, é um primeiro exercício que analisa a conscienciosidade, extroversão, abertura, neuroticismo e amabilidade.

A comida que você consome, segundo a personalidade

  • Neuroticismo – adora sabores azedos, amargos e rejeita lácteos

Primeiramente, as pessoas que pontuam alto nesse traço de personalidade tendem a ser ansiosas, instáveis e sensíveis ao estresse. Portanto, buscam Elas podem alimentos que estimulam o sistema nervoso, como o café, o vinagre e o limão, e evitar alimentos que causam desconforto digestivo, como o leite e o queijo.

  • Extroversão – ama sorvete, chocolate, cacau e fast-food

Em segundo lugar, os extrovertidos não têm medo de socializar e agir sem pensar nas consequências. Por esse motivo, recorrem ao prazer imediato do açúcar e guloseimas que marcam o encontro com amigos e familiares.

  • Abertura – come doces e carnes e dispensa vegetais

A curiosidade faz uma pessoa ficar disposta a descobrir sabores exóticos, a partir de carnes e especiarias. Sendo assim, sobremesas sofisticadas também chamam a atenção, ao passo que representam culturas diferentes. Conforme mencionado no primeiro tópico, a chance de cometer exageros é maior.

  • Amabilidade – evita o excesso de açúcar e gordura

Quanto à amabilidade, destaca-se o instinto da cooperação e da saúde, priorizando o veganismo ou a redução do consumo de carne. Afinal, diz respeito a uma postura que considera o meio ambiente, devido às frutas, verduras e legumes.

  • Conscienciosidade – prefere nozes, lácteos e vegetais

Por fim, o sabor neutro é um reflexo de uma tendência à conscienciosidade, que visa a harmonia. Ou seja, a variação é um ponto-chave, reunindo derivados de leite, vegetais e castanhas. Contudo, o extremo do doce e do salgado é rejeitado, no momento em que são considerados prejudiciais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário