scorecardresearch ghost pixel



Personalidade influencia no salário? Saiba se os extrovertidos ganham mais

Diferentes tipos de personalidade podem interferir até mesmo no salário dos trabalhadores, então é possível que uma pessoa mais aberta, intuitiva e com iniciativa ganhe bem mais que um tímido. Confira o estudo.



Você sabia que o seu jeito de ser pode definir o quão alto ou baixo será o seu salário? É isso o que aponta um estudo da Truity Psychometrics, empresa digital especializada em teste de personalidade para empresas. Os extrovertidos estão no topo do ranking com as melhores remunerações. Entenda o porquê disso.

Leia mais: Descubra quem é o CEO que recebe salário de mais de R$ 1 milhão

O ranking leva em conta 16 tipos de personalidade. Os pesquisadores tiveram como referência o método Briggs-Myers sobre os tipos psicológicos. Com base no levantamento, as pessoas com as características como “extrovertidas” e “pensadoras” estão no topo do ranking.

Personalidade e a ligação com o salário

Os tipos psicológicos ajudam a analisar o temperamento de cada pessoa, então os dados são usados também pelo mercado de trabalho. Com base nas informações coletadas pela empresa especializada em teste de personalidade, alguns padrões se repetem e devem ser considerados pelos profissionais.

De maneira geral, os dados coletados durante o estudo indicam que as pessoas extrovertidas estão entre os 3 tipos de personalidade dos que ganham melhores salários.

O estudo considerou os salários e as personalidades de mais de 72 mil pessoas. Quem ganha mais é do tipo extrovertido, intuitivo, pensador e julgador. As pessoas com mais ambição, que aceitam desafios e de maior expressividade também estão ligadas aos salários mais altos.

No outro extremo estão as pessoas que se encaixam no tipo INFP, que significa: introspectivo, intuitivo, sentimento e percepção. Apesar disso, o estudo também mostrou que os resultados variam de acordo com a idade dos trabalhadores. Em outras palavras, é um padrão que se repete, mas não vale para todas as faixas etárias.

Por exemplo: para as pessoas mais velhas – a partir dos 40 anos –, o tipo de personalidade com a maior remuneração passa a ser o ENTP, conhecido como “debatedor”. É por isso que conhecer a própria personalidade é interessante na descoberta de novos caminhos no mercado profissional, de olho em salários mais atrativos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário