O Inmet divulgou a previsão do tempo para a próxima quinzena de janeiro nesta segunda-feira (08). Segundo o anúncio feito pelo órgão, há previsão de chuvas fortes na maior parte do Brasil, principalmente para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Os volumes esperados entre os dias 8 e 15 de janeiro poderão ultrapassar os 80 milímetros em parte do país, da faixa oeste da região Norte, passando pelo Centro-Oeste e chegando até o leste da região Sudeste.
Veja também: Auxílio Gás 2024: quem tem direito a receber, qual o valor e como consultar o benefício?
Na região do Matopiba, área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, os acumulados de chuva poderão ser significativos. Entre os dias 16 e 24 de janeiro, os volumes de chuva serão maiores do que 80 milímetros na região Central do país. A condição se dará devido à formação de um canal de umidade desde o Amazonas até a Região Sudeste.
Chuvas atingem todas as regiões brasileiras
No Nordeste, as chuvas acontecerão em forma de pancadas no Maranhão, Piauí e Bahia, ultrapassando os 50 mm. Os precipitados serão acompanhados de raios, trovoadas e rajadas de vento. Previsão de chuvas isoladas também na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e no sudoeste do Ceará.
Na região Norte, os volumes das chuvas serão maiores que 70 mm no Amazonas, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá e no Tocantins. As chuvas poderão ser acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento e raios, aumentando o risco de transtornos nesses estados. Nas demais áreas, a previsão indica pancadas rápidas e isoladas.
Já no Centro-Oeste e no Sudeste, as chuvas serão intensas, com volumes entre 100 mm e 150 mm. Além disso, os precipitados poderão contar com fortes rajadas de vento, além de intensas trovoadas. No norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, no Mato Grosso do Sul e no centro-sul de São Paulo, as chuvas serão mais brandas.
Por fim, um sistema de baixa pressão irá causar instabilidades na região Sul até o dia 13 de janeiro, com acumulados que podem ultrapassar os 60 mm. Assim, as áreas mais atingidas serão o leste de Santa Catarina e do Paraná, além da área central do Rio Grande do Sul. Após o dia 13, a previsão é de que as chuvas sejam menos intensas nas regiões.