scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Gás 2024: quem tem direito a receber, qual o valor e como consultar o benefício?

O benefício é repassado a cada dois meses para as famílias incluídas no programa. Saiba quais os requisitos para receber o auxílio!



O Auxílio Gás é um programa social criado pelo Governo Federal com o intuito de auxiliar as famílias brasileiras na compra do gás de cozinha. Repassado de forma bimestral, o benefício é vinculado ao Bolsa Família, distribuído juntamente com o programa. Para ter direito ao Auxílio Gás, não há necessidade de inscrição específica. No entanto, é necessário que a família esteja em situação regular no Cadastro Único (CadÚnico), com as informações devidamente atualizadas.

Leia também: Não sabe quando sacar o Bolsa Família em 2024? Confira o calendário

Assim, o público-alvo do benefício são as famílias cuja renda per capita é de até meio salário mínimo. O benefício é pago também aos titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para saber se a família é beneficiária do Auxílio Gás, basta verificar a informação no aplicativo do Bolsa Família ou do Caixa Tem. Para isso, será necessário informar o número do CPF no cadastrado no Bolsa Família. As informações apresentadas incluem se a família é elegível ou não para o benefício, além dos detalhes dos pagamentos a serem realizados.

Qual o valor do Auxílio Gás?

A seleção dos beneficiários que receberão os valores é determinada por diversos critérios, incluindo os dados do CadÚnico, o número de integrantes na família, a participação no Bolsa Família e a renda per capita. Dessa forma, a família que possuir a maior necessidade do auxílio, será incluída automaticamente no benefício.

Em 2023, uma Medida Provisória ficou temporariamente o valor do benefício. Com ela, ficou determinado que o valor a ser pago para as famílias deve ser de 100% da média nacional do preço do botijão de gás de 13 kg. Vale ressaltar que o Auxílio Gás é pago a cada dois meses, juntamente ao repasse do Bolsa Família.

Contudo, como não houve a renovação da Medida Provisória que estabelece 100% do repasse do valor em 2024, a probabilidade é de que o benefício volte ao seu valor original: 50% do preço médio nacional do gás de cozinha. Ao todo, cerca de 5,4 milhões de famílias de todo o país receberam o pagamento de R$ 104 em dezembro de 2023.




Voltar ao topo

Deixe um comentário