Você provavelmente já ouviu falar sobre o consumo de energia dos aparelhos em modo de espera, conhecido também como standby. O que pode surpreender a muitos ainda é o gasto isolado de cada aparelho que se mantém nessa configuração, na qual ele permanece consumindo energia mesmo quando desligado. Isso acontece quando o aparelho continua ligado em um nível mínimo, o suficiente para manter alguns recursos em funcionamento e manter a memória funcionando.
Leia também: Sanguessugas! 9 aparelhos que são os verdadeiros vilões da conta de luz
Segundo especialistas, o modo de espera pode gerar um aumento significativo nas contas de energia no final do mês. Ao somar o consumo de energia de todos os aparelhos em standby, o resultado pode ser de um aumento de até 12% do consumo total de energia elétrica em uma residência.
Quais os maiores vilões de consumo em standby?
1. Micro-ondas
Por mais que seja um dos aparelhos mais utilizados nas cozinhas atuais, o micro-ondas consome uma grande quantidade de energia, mesmo quando está em modo de espera. Em média, o consumo do aparelho em standby é de até 10 watts de energia. Assim, caso ele seja deixado ligado por 24 horas, ele consumirá 240 watts-hora, equivalente a 0,24 quilowatts-hora (kWh).
2. Televisão
As televisões modernas contam com recursos que fazem com que o aparelho seja rapidamente ligado assim que o botão do controle é acionado. Contudo, essa facilidade pode acabar gerando um consumo significativo de energia ao longo do mês. Uma televisão em standby pode consumir, em média, até 5 watts de energia. Ao ser deixada ligada por 24 horas, o consumo será de 120 watts-hora, equivalente a 0,12 kWh.
3. Aparelho de som
Mesmo que não estejam sendo devidamente utilizados, os aparelhos de som também consomem energia ao serem deixado ligados na tomada. Em média, o aparelho pode consumir até 2 watts de energia se estiver em modo de espera. Ou seja, ao ser deixado ligado por 24 horas, ele irá consumir 48 watts-hora, cerca de 0,04 kWh.