scorecardresearch ghost pixel



Sanguessugas! 9 aparelhos que são os verdadeiros vilões da conta de luz

Descubra quais aparelhos estão impactando sua conta de energia. Conheça os 9 dispositivos que mais consomem energia em casa.



Atualmente, imaginar a vida sem eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos parece um pesadelo. Pense em viver sem luz, ventilador, ar-condicionado, televisão, geladeira e todos os dispositivos eletrônicos; seria um verdadeiro horror!

Leia mais: Nada de geladeira ou TV: 3 aparelhos são os reais vilões da conta de luz

No entanto, todos esses eletrodomésticos que tornam nossa vida mais confortável vêm com um custo, refletido mensalmente em nossa conta de luz. Este artigo revela o gasto de energia dos aparelhos domésticos e oferecerá uma visão geral do impacto desses dispositivos em suas despesas mensais.

O consumo de energia desses aparelhos muitas vezes nos leva a questionar: “Por que minha conta de luz está tão alta?” A resposta é simples: os dispositivos com maior consumo de energia podem resultar em uma conta de luz mais elevada. Vamos explorar de forma resumida o consumo de energia de alguns aparelhos nas residências.

9 aparelhos que são os vilões da sua conta de energia

  1. Ventiladores: consumindo até 20% do total de energia elétrica, os ventiladores, comumente utilizados em lares brasileiros, podem aumentar as contas de eletricidade. Reduza o consumo desligando-os quando não estiverem em uso ou opte por ventiladores mais eficientes.
  2. Chuveiro elétrico: se você utiliza um chuveiro elétrico, é provavelmente o segundo maior consumidor de energia em sua residência. Evite o desperdício de água para reduzir o consumo de energia.
  3. Iluminação: a iluminação continua a ser uma das principais usuárias de eletricidade em casa. Substitua lâmpadas fluorescentes compactas por LEDs, mais eficientes e econômicas.
  4. Geladeira: embora não exija muita energia por hora, a geladeira consome eletricidade constantemente por estar sempre ligada. Invista em geladeiras com classificação A+++ para reduzir o consumo.
  5. Máquina de Lavar e Secar: o consumo de eletricidade dessas máquinas depende da frequência de uso. Para reduzir o consumo, lave roupas com cargas cheias, use água fria e, sempre que possível, deixe as roupas secarem naturalmente.
  6. Máquina de Lavar Louça: mais eficiente do que lavar louça à mão, uma máquina de lavar louça utiliza uma pequena quantidade de energia. Lave cargas completas no modo econômico para reduzir ainda mais o consumo.
  7. TV e Decodificadores: desconecte da tomada quando não estiver em uso para evitar o consumo de energia em modo de espera.
  8. Forno Elétrico: cozinhar com forno elétrico consome muita energia. Reduza o tempo de aquecimento e, sempre que possível, utilize alternativas como micro-ondas ou fogão.
  9. Computador: desconecte computadores quando não estiverem em uso para economizar energia, pois mesmo em repouso, eles contribuem para o consumo.

Consumo Médio de Eletricidade em Residências Brasileiras

A média de eletricidade consumida em uma residência brasileira de tamanho médio varia entre 250 e 300 kWh por mês, podendo aumentar dependendo dos dispositivos utilizados. O Brasil consome anualmente cerca de 555 TWh de energia elétrica, segundo a FGV.




Voltar ao topo

Deixe um comentário