scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro não rende? 5 dicas vão te tirar do vermelho antes que 2024 acabe

A possibilidade de ganhar dinheiro atrai muitas pessoas, mas é necessário organizar as próprias finanças e seguir as dicas de quem enriqueceu.



É essencial pensar em formas de administrar o dinheiro, a partir de dicas simples que devem ser implementadas gradualmente. Afinal, trata-se de um recurso limitado que deve ser usado conforme as necessidades, e com inteligência.

Veja também: 11 profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra

Desse modo, é válido reconhecer quais são suas prioridades, visando evitar dívidas e imprevistos. Lembre-se que o futuro depende diretamente de uma reserva ou poupança realizada nos últimos anos, e quanto mais cedo começar, melhor.

5 dicas que vão fazer o seu dinheiro render em 2024

1. Defina o orçamento

A princípio, o orçamento é uma ferramenta que garante o monitoramento de entradas e saídas. Portanto, dos ganhos e das despesas, registra cada gasto, diariamente. Nesse caso, a regra é clara, separe uma parte para as contas obrigatórias e além do lazer, é fundamental guardar 10% ou mais.

2. Controle os gastos

O controle dos gastos é um recurso que elimina itens e serviços desnecessários, que ocorrem em episódios consumistas. Dito isso, compras por impulso comprometem sonhos a longo prazo, incluindo viagens e estudos. Embora pareça pouco, no final do ano os R$20 de guloseimas, transformam-se em prejuízo.

3. Defina metas financeiras

As metas financeiras determinam um patamar, como comprar um carro, fazer uma viagem ou se aposentar. Sendo assim, precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais, seguidas de um propósito. Essa meta requer ações, acompanhamento do progresso e mudanças.

4. Encontre investimentos

Em quarto lugar, estudar o mercado financeiro é um caminho rentável, graças às alternativas de renda fixa e passiva. Por esse motivo, aprenda a analisar o grau de risco, tipos de ativos e rentabilidade dos títulos. Aproveite os conteúdos disponíveis na internet, livros e coloque em prática os conhecimentos adquiridos.

5. Procure outras fontes de renda

Outras fontes de renda são formas de complementar ou aumentar o dinheiro que se recebe. Esse crescimento ocorre por meio de atividades extras, paralelas ou alternativas à principal ocupação. Por exemplo, freelancer, consultoria, venda de produtos e serviços e até hobbies lucrativos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário