Esta é a temperatura ideal do ar-condicionado para pagar pouco na conta de luz

Existe uma temperatura ideal para deixar o ar-condicionado sem pesar na conta de luz, com mais economia, enquanto é mantido o conforto térmico. Saiba qual.



O ar-condicionado se torna um item essencial nas casas dos brasileiros em meses de muito calor. É no verão que ele passa a maior parte do dia ligado. Quando isso acontece, a conta de luz pode pesar bastante no seu orçamento. Saiba qual a temperatura ideal para refrescar o ambiente, ter conforto térmico, sem deixar a conta nas alturas.

Leia mais: Não culpe a TV ou ar-condicionado: os 3 vilões da conta de luz são estes

A escolha da temperatura do ar-condicionado é uma questão de equilíbrio, que envolve as preferências de cada pessoa, assim como a eficiência energética e a saúde. No geral, cada um pode gostar de um certo nível de temperatura. Mas, quando o assunto é a economia, alguns pontos devem ser analisados.

Temperatura ideal sem pesar na conta de luz

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal para deixar o ar-condicionado é entre 23°C e 26°C. Essa faixa de temperatura é considerada confortável para a maioria das pessoas e ajuda a evitar problemas de saúde, como resfriados e gripes.

Além disso, ao deixar nessa média, você consegue uma economia maior na conta de luz. Só que, para ter os melhores resultados, tanto em conforto térmico quanto no orçamento, você precisa seguir algumas dicas adicionais.

Por exemplo, feche portas e janelas ao ligar o ar. Isso vai permitir um resfriamento mais rápido, sem a entrada de calor e consequentemente o trabalho constante do ar para refrescar o ambiente.

Isso porque, quanto menor a diferença de temperatura entre o interior e o exterior, menor será o consumo de energia. Dessa forma, um simples cuidado pode resultar em economia de custos e redução do impacto ambiental.

Assim, a dica é manter na média indicada pela Anvisa e, quando necessário, experimentar diferentes configurações do seu aparelho para observar como o ambiente responde. Com ajustes simples, você pode ter mais conforto, sem pesar tanto no orçamento, além de encontrar a temperatura mais adequada para cada situação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário