scorecardresearch ghost pixel



Não culpe a TV ou ar-condicionado: os 3 vilões da conta de luz são estes

Existem alguns aparelhos que consomem energia mesmo quando desligados. Economize de verdade ao descobrir como lidar com eles.



Existe um consumo invisível de energia na sua casa, que esconde os verdadeiros vilões da sua conta de luz. Mais do que a geladeira ou a TV, outros eletrodomésticos puxam mais energia do que você imagina. E mais: são aparelhos que continuam consumindo eletricidade mesmo quando estão desligados. Descubra quais são eles e economize de verdade!

Leia mais: Conta de luz vai ficar mais cara? Aneel revela qual será a bandeira de janeiro

O consumo dos eletrodomésticos vilões pode representar entre 5% e 10% do total de energia na sua casa. Talvez você já tenha feito de tudo, mas nada muda o valor da sua conta, porque eles estão o tempo todo sugando a energia que existe. Então, preste atenção nos aparelhos a seguir!

Economize de verdade!

São pelos menos três principais vilões que entra na lista do consumo invisível e impedem que você economize de verdade. Algumas famílias reduzem o tempo de banho quente, desligam o ar-condicionado e adotam muitas outras estratégias sem que consigam perceber qual é o real problema.

Por isso, veja quais são os aparelhos que merecem a sua atenção e podem ser decisivos para que você conquiste a tão sonhada economia de energia no final do mês:

1. Decodificadores: são os responsáveis pela transmissão de sinal de TV a cabo. Esses aparelhos consomem energia mesmo quando desligados, especialmente se utilizados para gravar programas.

2. Notebooks: mesmo desligados, notebooks conectados à fonte de energia continuam consumindo, podendo chegar a 8,9 kW/h.

3. Computadores desktop: sem opção de operar com bateria, esses computadores também continuam consumindo energia mesmo quando desligados, com um consumo potencial de até 21,2 kW/h.

Por essas razões, a dica é desconectar os aparelhos da tomada quando não estão em uso e optar por dispositivos com certificação Energy Star, que indicam menor consumo de energia. Você também pode seguir mais algumas orientações se quiser economizar de verdade e evitar o consumo invisível:

  • Desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.
  • Escolher dispositivos com eficiência energética.
  • Utilizar o modo de espera apenas quando necessário.
  • Desligar o roteador Wi-Fi quando não estiver em uso.
  • Apagar as luzes ao sair de um ambiente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário