O papel higiênico pode estar com os dias contados! Um substituto mais sustentável, eficiente e melhor em todos os aspectos promete aposentar de vez o papel. A escolha do substituto do papel higiênico depende das necessidades e preferências individuais, mas ele promete dominar todo o espaço! Veja qual é o rival do papel.
Leia mais: 4 motivos para você sempre trocar o papel higiênico do hotel antes de usar
Se você está procurando uma opção higiênica e sustentável, a água é a melhor escolha. Mas, existem outras formas que são consideradas opções mais convenientes, como as toalhas de pano ou os lenços umedecidos, que podem ser uma boa opção.
Substituto sustentável e eficiente
O maior substituto do papel higiênico, sem dúvida alguma, é a água. Lavar-se com água é a forma mais higiênica, eficiente e sustentável de se limpar após usar o banheiro.
Isso porque a água remove as fezes e a urina de forma eficaz, sem deixar resíduos que podem causar irritação ou infecções. É por isso que os profissionais de saúde indicam a higienização dessa forma depois das necessidades.
O uso do substituto do papel higiênico se justifica por algumas desvantagens ambientais e de saúde. Principalmente ao considerar que o papel pode ter a presença de substâncias perigosas, como PFAS, grupo de substâncias químicas que podem causar distúrbios hormonais, problemas no desenvolvimento, impactos no sistema imunológico e muito mais.
Por isso, uma alternativa mais eficaz e ecológica é o uso do bidê. Ele é mais sustentável e eficiente, garantindo uma limpeza mais completa depois do uso do banheiro.
Alguns são tão completos que oferecem opções de controle de temperatura da água, por exemplo. Assim, ao trocar o papel higiênico por essa opção mais sustentável e eficiente, você pode ter diversos benefícios, em saúde e economia.
A depender da sua realidade e necessidades, por exemplo, ao não ter um bidê por perto, outras saídas são o uso de lenços umedecidos. Mas, sempre que possível, priorize a higiene íntima com água e sabão.