scorecardresearch ghost pixel



Para que servem os desenhos do papel higiênico? Eles não estão lá à toa

Engana-se quem acredita que os desenhos no papel higiênico está lá por acaso. Existe um motivo para estarem ali. Veja qual é!



O papel higiênico é um item básico de limpeza pessoal. Apesar do pouco tempo de história – tendo surgido a partir da década de 50 – ele já passou por diferentes modificações até chegar no modelo que conhecemos agora, seja em relação ao material, textura e aos tais “desenhos”.

Leia mais: Não seja refém do papel higiênico: 4 formas de se limpar após fazer o nº 2

Sim, existe uma certa dúvida em relação a isso: para que servem os desenhos do papel higiênico? Essa curiosidade permeia o imaginário de muitas pessoas. Muitos acreditam que eles estão lá apenas de enfeite, para deixar o rolo mais atraente ao consumidor. O que não é verdade.

O desenho do papel higiênico não está lá por acaso

Atualmente, basta analisar qualquer marca de papel higiênico para perceber que existem algumas imagens impressas nos rolos. Apesar de muitas pessoas acharem que estes desenhos são apenas “bonitos”, existe um motivo para as ilustrações estarem em alto-relevo.

Descubra as funções secretas das imagens presentes no papel higiênico
Foto: Reprodução

O motivo para isso tem a ver com o aumento da porosidade, o que facilita a remoção de resíduos fecais do ânus, evitando que seja necessário fazer força na hora da limpeza. A ideia é tornar o papel higiênico suave e mais prático de usar. Resumindo: os desenhos do papel higiênico têm uma função prática, que vai muito além da estética.

Como saber se o papel higiênico é de boa qualidade?

Ao comprar um papel higiênico no mercado, a recomendação é sempre observar se o produto é voltado para a maciez. Além disso, fuja daqueles que são totalmente lisos ou com aspecto de aspereza.

Outro ponto importante é em relação à quantidade de folhas e se há ou não ausência de perfume. A recomendação é que seja papel higiênico sem cheiro, pois evita alergias. Esses detalhes são cruciais na hora de escolher uma marca no mercado.

Além disso, se for usar banheiros coletivos, a sugestão é que sempre tenha um rolo de papel higiênico guardado. Isso evita o risco de contaminação, bem como nos casos onde o item é escasso ou acabou.




Voltar ao topo

Deixe um comentário