O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de chuvas intensas para grande parte do país para esta segunda-feira (08). Os avisos foram emitidos principalmente para as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e partes do Sudeste. Segundo o Inmet, o Rio Grande do Sul também pode enfrentar dificuldades devido a uma tempestade intensa que irá atingir o estado.
Leia também: Achou 2023 quente? Em 2024, você sentirá falta das temperaturas ‘amenas’
Dessa forma, os alertas de “Perigo” são destinados à porção sul da Bahia e a fronteira com Minas Gerais, devido à ocorrência de chuvas fortes nesta região. São esperados 100 mm/dia, acompanhados de ventos que podem chegar aos 100 km/h. Além disso, há risco de alagamentos, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e corte de energia elétrica na região afetada.
No Rio Grande do Sul, a maior parte do estado está sob o alerta de “Perigo Potencial” pela ocorrência de uma tempestade. Assim, o Inmet estima que as chuvas poderão chegar aos 50 mm/dia e os ventos a 60 km/h nesta segunda-feira (08). O alerta é de tempestade intensa.
Tempo firme durante o dia e chuvas a noite
No Rio de Janeiro, o início da semana será sem chuvas, apesar do céu nublado ao longo do dia. Segundo a previsão do tempo, as temperaturas devem ficar entre 22ºC e 33ºC, se mantendo ao longo da semana. As mesmas condições devem se repetir na capital paulista, segundo o Inmet.
Já em relação às chuvas fortes previstas entre a Bahia e Minas Gerais, as condições se repetem entre o Amapá, Pará, Maranhão e norte de Tocantins. Ademais, há um alerta de “Perigo Potencial” por chuvas intensas para o Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Piauí e Bahia.
Chuvas se intensificam na primeira quinzena de janeiro
Segundo dados divulgados pelo Inmet, a primeira quinzena de janeiro terá bastante umidade e chuvas em todo o Nordeste. Isso ocorrerá devido à ocorrência de diversos sistemas meteorológicos típicos do verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a formação de uma possível Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Além do Nordeste, os fenômenos atingem também o Sul, Centro-Oeste e Sudeste, principalmente os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Assim, devido ao canal de umidade provocado pela ZCAS, as chuvas poderão ter volumes expressivos, entre 150 e 250 milímetros, até o dia 15 de janeiro.