scorecardresearch ghost pixel



Perigo no verão! 3 eletrodomésticos aumentam o risco de incêndio

No calor, os incêndios de verão podem ser mais comuns por descuidos dentro de casa. Saiba quais itens merecem a sua atenção.



No verão, com o clima mais quente e úmido, é maior o risco de incêndios. Isso ocorre porque o calor e a umidade podem causar danos aos equipamentos elétricos, aumentando a probabilidade de curto-circuitos e outros problemas elétricos. Isso sem contar a sobrecarga na rede, com o uso de vários equipamentos de uma só vez. Saiba como se proteger!

Leia mais: Afinal, a ausência do extintor de incêndio no carro resulta em multa?

Com o calor intenso, os equipamentos elétricos podem superaquecer e pegar fogo, aumentando e muito os riscos de acidentes como incêndios. Para evitar problemas, alguns cuidados são essenciais, como manter os equipamentos elétricos em bom estado de conservação e verificar regularmente se há sinais de desgaste ou danos.

Incêndios no verão

O aumento do uso de aparelhos elétricos no verão, como micro-ondas, air fryer e fogão de indução magnética, pode aumentar o risco de incêndios devido a sobrecargas elétricas.

Em imóveis antigos, que não foram projetados para suportar a carga de tantos equipamentos modernos ligados ao mesmo tempo, a preocupação com a demanda de energia é ainda maior.

É por isso que algumas recomendações incluem a não sobrecarga em tomadas, ao ligar apenas um equipamento elétrico por tomada, assim como evitar o uso de extensões ou adaptadores de energia de forma incorreta. Outro cuidado é o de não usar equipamentos elétricos próximos à água e desligar todos eles quando não estiverem em utilização.

Recomendações adicionais incluem ainda a contratação de um profissional para verificar a compatibilidade do quadro de energia, evitar instalações próximas ao chão e materiais inflamáveis, e considerar aparelhos mais modernos e eficientes.

Observe ainda que os fios elétricos podem ficar mais fracos e quebradiços com o calor, o que aumenta o risco de curto-circuitos. Então, em casos de incêndio elétrico, a orientação é desligar a rede elétrica antes de tentar apagar o fogo. Depois disso, usar extintores adequados se estiverem disponíveis e entrar em contato rapidamente com os bombeiros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário