Os pagamentos de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) referentes ao mês de janeiro nem chegaram ao fim, mas muita gente já está pensando nos próximos depósitos. Como de costume, os saques das aposentadorias, pensões e auxílios serão liberados no fim do próximo mês.
Leia mais: Consequências da dívida vão de carros apreendidos a bloqueios em contas; saiba mais
Seguindo o calendário divulgado pelo órgão, a próxima rodada começa no dia 23 de fevereiro e se estende até 7 de março. Cerca de 39 milhões de benefícios serão pagos na ocasião, sendo 33.379.120 previdenciários e outros 5.657.745 assistenciais.
O INSS é responsável pelo repasse de uma série de programas previdenciários e assistenciais, incluindo várias modalidades de aposentadoria, pensões, auxílio-doença, auxílio-reclusão, salário-família, salário-maternidade, pecúlio, seguro-defeso, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros.
Como funciona o calendário do INSS?
A liberação das rendas pagas pelo INSS acontece na ordem do final do número do cartão do beneficiário, sem considerar o dígito. Um segurado que tem cartão com numeração 987.654.321-0, por exemplo, recebe na data designada para final 1.
Além disso, os cidadãos são divididos entre quem ganha um salário mínimo mensal e quem recebe valores maiores. O primeiro grupo verifica os depósitos antes, seguido do segundo cerca de uma semana depois.
Datas de pagamento e consulta
Veja o calendário de fevereiro do INSS:
Benefícios de um salário mínimo:
- Final 1: 23 de fevereiro;
- Final 2: 26 de fevereiro;
- Final 3: 27 de fevereiro;
- Final 4: 28 de fevereiro;
- Final 5: 29 de fevereiro;
- Final 6: 1 de março;
- Final 7: 4 de março;
- Final 8: 5 de março;
- Final 9: 6 de março;
- Final 0: 7 de março.
Benefícios acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1 de março;
- Finais 2 e 7: 4 de março;
- Finais 3 e 8: 5 de março;
- Finais 4 e 9: 6 de março;
- Finais 5 e 0: 7 de março.
A consulta de informações pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, usando uma conta gov.br, ou pelo telefone da Central 135. Além de detalhes como valores e datas de pagamento, o segurado também pode realizar agendamento ou remarcação de perícias, bem como utilizar outros serviços da autarquia.