scorecardresearch ghost pixel



Calendário 2024 liberado para 13º Salário e Benefícios do INSS; veja

O INSS já liberou o calendário oficial com as datas de pagamento de benefícios de aposentados do Instituto.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já divulgou o aguardado calendário de pagamentos para o ano de 2024, incluindo as datas estimadas para o recebimento do tão esperado 13º salário por parte dos aposentados e pensionistas.

Como tem sido praxe nos últimos quatro anos, o INSS adota a antecipação do calendário de pagamentos, proporcionando uma previsibilidade valiosa aos beneficiários.

13º salário em duas parcelas

Conforme a prática comum do INSS, o 13º salário será distribuído em duas parcelas. A primeira parcela corresponderá a 50% do valor total a que os beneficiários têm direito.

Na sequência, a segunda parcela, programada para o mês seguinte, contemplará a segunda metade do 13º salário, com a devida dedução do Imposto de Renda para os contribuintes.

Para o ano de 2024, seguindo a regra estabelecida, a expectativa é que o pagamento do 13º salário dos beneficiários do INSS ocorra entre os meses de maio e junho.

É importante destacar que essa antecipação tem sido uma medida adotada desde o período da pandemia, quando o governo federal decidiu antecipar o abono natalino para os primeiros meses do ano, visando impulsionar a economia.

Originalmente, o cronograma previa que a primeira parcela seria paga até agosto, e a segunda, até novembro. Contudo, a atual tendência indica que os depósitos continuarão a ser realizados no primeiro semestre.

Data dos pagamentos de aposentadorias e pensões em 2024

Segundo o calendário oficial do INSS para 2024, os beneficiários que recebem até um salário mínimo terão os pagamentos distribuídos com base nos finais dos números de benefício.

A primeira parcela está programada para ocorrer entre 24 de maio e 7 de junho, enquanto a segunda parcela será creditada entre 24 de junho e 5 de julho.

Para os beneficiários que recebem acima de um salário mínimo, a primeira parcela será paga entre 3 e 7 de junho, e a segunda parcela está prevista para ser creditada entre 1 e 5 de julho. Consulte o calendário oficial completo do INSS de 2024 clicando aqui.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário