Lavar ou não o arroz? Fim do mistério que até gera briga em família

A decisão por lavar ou não o arroz é uma eterna discussão nas cozinhas brasileiras. Entenda quais são as principais recomendações para nunca mais errar.



Lavar ou não o arroz? Eis a questão! Talvez seja uma das maiores polêmicas na cozinha! Se de um lado tem quem não consiga cozinhar sem antes lavar o arroz, do outro, tem aqueles que descartam completamente essa necessidade. Afinal, qual o mais recomendado? Descubra agora mesmo!

Leia mais: Bactérias? Contaminação? 2 perigos que os utensílios de madeira escondem

A resposta curta é que depende! Lavar o arroz é um processo que pode ajudar a remover as impurezas, como poeira, insetos e pedaços de casca. Elimina, inclusive, o excesso de amido, deixando ele muito mais soltinho. Por outro lado, esse processo pode remover também alguns nutrientes.

Lavar ou não o arroz?

Os nutrientes que podem ir embora pelo ralo juntamente com a água são as vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo. Além disso, a lavagem pode fazer com que o arroz fique grudado após cozimento, já que o amido foi hidratado.

É por isso que, para muitas pessoas, lavar se torna uma etapa desnecessária. Enquanto outras se preocupam com os riscos de contaminação ou o consumo do alimento com restos de impurezas.

Para facilitar a sua decisão, algumas dicas podem te ajudar. A primeira delas é conferir a qualidade do arroz. Se ele estiver bem processado, pode ser mais simples evitar o processo de lavar o arroz. Por outro lado, ao perceber que está mais grosseiro ou com muitas impurezas, a lavagem pode ser necessária.

Apesar das variações nas práticas de preparo, no fim das contas, a escolha de lavar ou não acaba por ser uma preferência pessoal. Uma coisa é certa: o arroz de hoje em dia passa por muitos mais processos de limpeza do que antigamente e, por isso, pode ser desnecessária a etapa de lavar os grãos.

O mais importante de tudo é manter práticas de cozimento seguras e higiênicas, independentemente da sua decisão de lavar ou não o alimento. Além disso, se você preferir um arroz mais soltinho ou mais grudadinho, a lavagem pode afetar o resultado. Então, siga as suas preferências!

Se for lavar, não deixe o arroz de molho, pois isso pode aumentar a perda de nutrientes. Assim, o mais recomendado é lavar o arroz em água corrente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário